Dianópolis: IFTO de Dianópolis comemora 04 anos e celebra convênio com a Prefeitura: cinco ônibus vão atender os estudantes gratuitamente
Assumindo mais uma vez o compromisso com o acesso e permanência dos estudantes ao ensino de qualidade, na noite do dia 27 o prefeito Padre Gleibson Moreira (PSB), assinou o Decreto Municipal de nº 201/2017 que disponibiliza cinco ônibus para fazer o transporte gratuito de estudantes do Ensino Médio e Superior na rota Dianópolis-IFTO a partir de 08 de maio. Na ocasião o Instituto Federal do Tocantins celebrava 04 anos de instalação do Campus em Dianópolis. O evento aconteceu no auditório do IFTO.
Em seu discurso o prefeito enfatizou da importância do Campus para o desenvolvimento da educação superior em Dianópolis. “Um sonho da nossa comunidade que se tornou realidade e agora beneficia os filhos desta terra e também das cidades vizinhas, que podem, enfim ter acesso ao ensino público superior de qualidade” destacou.
Os ônibus adquiridos por meio do Programa Caminhos da Escola começarão a atender a comunidade estudantil em 08 de Maio. Sendo quatro ônibus que atenderá pela manhã às 07h e às 18h e um a noite. “Desejo que vocês façam bom uso desse serviço e nos ajude na conservação dos veículos para que a gente possa continuar com essa parceria por muitos anos” pediu o Prefeito.
Ao pontuar o potencial do Campus, Diretor da Unidade, professor Jonas Reginaldo de Brito, falou sobre a evolução da instituição e os avanços da Região Sudeste do Tocantins em virtude do IFTO em Dianópolis. “Ressalto a transformação da região sudeste com a chegada do Instituto Federal em Dianópolis. Atualmente são cerca 600 estudantes distribuídos em dois cursos técnicos do Ensino Médio Integrado e dois cursos de nível superior, e 80 servidores, desses 42 compõem o corpo de docentes” informou.
O convênio vai beneficiar principalmente as famílias que têm mais de um filho que estuda no IFTO e que atualmente gastam em média R$ 12,00 (doze reais) por dia.
História
O espaço onde funciona as instalações do IFTO funciona desde 1953 quando foi idealizado por Hagaús Araújo e Silva, o Instituto Profissional Agroindustrial São José – Instituto de Menores, para atender as famílias carentes da região colaborando com a educação de crianças, adolescentes e jovens do sexo masculino.
60 anos depois, em 2013 o espaço já de responsabilidade do Estado foi transferido ao Governo Federal para se tornar o IFTO.
Criado por meio da portaria de nº 330, de 23 de abril de 2013, do Ministério da Educação, em 13 de Maio de 2013 iniciaram as primeiras turmas com os cursos Técnicos em Agropecuária e em Informática na forma Subsequente ao Ensino Médio.
Em 2014, teve sua oferta ampliada para os cursos Técnicos em Agropecuária, em Informática na forma Integrada ao Ensino Médio e o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica e projeta, conforme atualização do PDI/2014, a oferta do curso de Licenciatura em Computação, no primeiro semestre de 2015. Hoje atende cerca 600 estudantes, no total de 50% da capacidade do Campus.
Ascom