Estado

1° Encontro Nacional das Academias de Letras do Brasil

Divulgação

A Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT/2012 que ocorrerá na Praça dos Girassóis, em Palmas, de 6 a 15 de julho, terá uma grande novidade, em especial para nós, escritores tocantinenses: é que pela primeira vez a Literatura será, efetivamente, valorizada sob todos os aspectos, pois no dia 7 de julho, dentro da programação da Flit, haverá, no auditório do Palácio Araguaia, o 1° Encontro Nacional das Academias de Letras do Brasil no Estado do Tocantins.

Cinco temas foram previamente selecionados e sorteados para cada região do Brasil, pelas Academias Municipais de Letras do nosso Estado, juntamente com a Academia Tocantinense de Letras – ATL, para as Mesas Redondas que ocorrerão durante todo o dia 7, como sendo: Atualidades e Perspectivas das Academias de Letras – Região Sul; O Papel das Academias na Interação com as Escolas Públicas e Privadas – Região Sudeste; Integração Regional e Sustentabilidade – Região Centro Oeste; Os Caminhos da Virtualidade no Desenvolvimento da Literatura – Região Nordeste; e, por último, A Função Social da Literatura – Região Norte.

Destarte, os imortais deste Sodalício que é a Academia Tocantinense de Letras – ATL, a qual orgulhosamente tenho a honra de presidir pela segunda vez, e mais seis academias municipais distribuídas pelo Tocantins como sendo: Academia Palmense de Letras presidida pelo Dr. Odir Rocha; Academia de Letras de Araguacema presidida pelo Dr. Cleber Bucar; Academia de Letras e Artes de Porto Nacional presidida pelo Dr. Célio Pedreira; Academia Gurupiense de Letras presidida pelo Dr. José Maciel;  Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense presidida pelo Jornalista Edson Galo; Academia Dianopolina de Letras presidida pela Profª Anisiana Jacobina Aires, todas são anfitriãs desse  grande encontro, e estão esperançosas pelos debates culturais onde será, com certeza, ressaltada a importância das academias de letras para a evolução e o efetivo incentivo à leitura que é um dos objetivos da Flit, o despertar para a leitura.

A Academia Tocantinense de Letras que sempre propugnou pela harmonia e paz entre as demais academias de letras de nosso Estado, através de seu presidente convida todos os confrades para que, de mãos dadas, possamos receber e recepcionar da melhor maneira possível os escritores e membros efetivos das diversas academias estaduais. Dentre elas, 16 já confirmaram presença: Goiás, Piauí, Maranhão, Pará, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Amazonas e Rio Grande do Norte.

De fato, a magnitude, a grandeza e a ousadia do 1° Encontro Nacional das Academias de Letras do Brasil no Estado do Tocantins só foram possíveis pela coragem e o arrojo do Governo Siqueira Campos, através do seu competente Secretário de Estado da Educação Prof. Danilo de Melo Souza que, numa parceria junto às academias de letras tocantinenses coordenada pela Academia Tocantinense de Letras – ATL, não mediu esforços para o êxito desse grande evento cultural, o maior do Tocantins dirigido especificamente às academias, às letras como arte, e contemplando tanto a cultura popular como a erudita.

 

Juarez Moreira Filho é presidente da Academia Tocantinense de Letras. E-mail: [email protected]