20 mil alunos da rede pública de Araguaína voltam às aulas de forma semipresencial
Os 20 mil alunos matriculados nas escolas e creches de Araguaína vão retornar as aulas semipresenciais do segundo semestre letivo nesta terça-feira, dia 03 de agosto.
A prefeitura informou que, para o retorno das atividades, uma reunião foi realizada com todos os diretores e profissionais da educação passaram por uma qualificação remota. Já durante essa tarde, irão realizar o planejamento pedagógico nas unidades de ensino.
“Estamos preparados para receber nossos alunos com o ensino semipresencial. Nunca paramos nossas atividades e seguimos com muita vontade de continuar contribuindo com a educação das nossas crianças. O nosso processo administrativo e pedagógico está estruturado e pronto para receber os nossos alunos e termos um excelente semestre letivo”, garantiu a secretária da Educação de Araguaína, Elizangela Moura.
Além da formação dos profissionais da educação, as 46 escolas e 33 creches do município estão recebendo três mil carteiras novas. Para o retorno das aulas, as unidades de ensino irão continuar seguindo todos os protocolos de segurança com objetivo de evitar a disseminação da covid-19.
Como funciona
As aulas continuam sendo realizadas pelo sistema semipresencial, com turmas divididas entre dois grupos que semanalmente se revezam entre o ensino presencial e as atividades realizadas em casa. Para garantir a segurança nas salas de aula, as carteiras são posicionadas com 1,5 m de distância. Todos utilizam máscaras e é disponibilizado álcool em gel.
O transporte escolar e as unidades de ensino também passam por uma desinfecção. Além disso, para o preparo da merenda escolar, há a implementação de medidas específicas, higienização das mãos, talheres e a forma de servir o alimento. A alimentação é oferecida aos alunos em suas carteiras, por servidores com luvas, avental, máscara e protetor facial, para evitar contato nas filas e no refeitório.
Cronograma pedagógico
Ao longo deste semestre, com objetivo de continuar capacitando os profissionais e oferecendo um ensino de qualidade, os educadores da Rede Municipal de Ensino irão participar de três eventos de qualificações: o FEITO (Fórum da Educação Infantil do Tocantins), Educa FIT e a Jornada pedagógica.