Estado

27 municípios da região sudeste estão em situação de emergência

Divulgação
Divulgação

Considerando que a população do sudeste do Tocantins tem enfrentado diversas dificuldades por conta do período de estiagem e que os moradores sofrem com a falta de água para consumo próprio e dos animais, o Estado do Tocantins declarou situação de emergência por desastre decorrente de estiagem prolongada e seca em 27 municípios da região sudeste.

 

De acordo com o Decreto nº 4.864, publicado no Diário Oficial de quinta-feira, 1, a medida leva em consideração dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que registraram um déficit de precipitação hídrica no Tocantins superior a 250 mm em relação à normal climatológica.

 

Segundo o documento, cabe a Agência Tocantinense de Municípios (ATS), indicada como coordenadora dos trabalhos, e à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), requisitar das entidades e dos órgãos da administração direta e indireta apoio técnico, logístico e financeiro necessários para atendimento imediato às comunidades atingidas.

 

Umas das ações imediatas do programa emergencial é a operação Carro Pipa, que visa enviar 40 caminhões-pipa para os municípios atingidos pela estiagem para atender as famílias em situação de vulnerabilidade hídrica e alimentar, disponibilizando água potável.

 

Municípios

 

Estão em estado de alerta os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Ipueiras, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Monte do Carmo, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Silvanópolis, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

 

Tocantins Sem Sede

 

Durante a assinatura do decreto em Arraias, o Governador Siqueira Campos destacou o programa Tocantins Sem Sede, ressaltando os R$ 90 milhões liberados pelo Ministério da Integração. De acordo com Siqueira Campos, graças à parceria o governo do Tocantins está investindo na implantação de sistemas de abastecimento de água para suprir a escassez no sudeste. “São 11.350 cisternas e a construção de 135 pequenas barragens e pelo menos 50 poços artesianos que inclui 200 quilômetros de rede de distribuição de água com estimativa de alcançar 57 mil pessoas na zona rural daquela região”, enfatizou o Governador.

 

O Governador ainda destacou a implantação dos 80 sistemas coletivos de abastecimento de água (poços artesianos) e os 320 quilômetros de rede de distribuição de água para atender produtores de assentamentos da reforma agrária da região centro-oeste, beneficiando diretamente outras 12 mil pessoas.

(Araguaína Notícias)