PF cumpre mandados em Araguaína, Goiatins e Itacajá contra ex-prefeitos por corrupção
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Reiterates, quinta fase da Operação Bagration, com vistas a apurar desvios de recursos públicos promovidos por ex-gestores da prefeitura municipal de Goiatins, norte do Tocantins.
Mais de 30 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Araguaína nos municípios tocantinenses de Araguaína, Goiatins e Itacajá.
A investigação teve início após análise de documentos e mídias apreendidos no interesse da Operação Bagration, sendo constatadas diversas irregularidades relacionadas a licitações na área da educação do município de Goiatins.
Dentre as irregularidades, destacam-se a utilização de ‘vales-combustível’ manuscritos para distribuição a particulares, aquisição ilícita de pneus e peças automotivas e o superfaturamento de preços.
Com o aprofundamento da investigação, a partir da análise das movimentações financeiras dos envolvidos, foram descobertas diversas transferências de valores das empresas e responsáveis contratados em favor dos ex-gestores da prefeitura de Goiatins, com fortes indícios de desvio de recursos públicos e corrupção passiva.
A operação Bagration teve início em 27 de julho de 2016. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 13 mandados de prisão em Goiatins e outras cidades do norte do Tocantins.
Os envolvidos são suspeitos de integrarem uma organização criminosa que atuava no desvio de recursos públicos. Segundo a PF, a suspeita é que os prejuízos causados aos cofres da União sejam de aproximadamente R$ 10 milhões.