Sem categoria

Durante posse de professores, Dimas reforça necessidade do ensino de tempo integral e gratificações por desempenho

Divulgação
Divulgação

Aprovados no concurso público de 2012, 180 professores da zona urbana e 10 da zona rural receberam o termo de posse dos cargos na tarde do dia 15 de fevereiro. A solenidade aconteceu do auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Araguaína. Durante a posse, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo, ressaltou o compromisso dos docentes com a formação social dos jovens em auxílio às famílias. “Sei o tamanho da responsabilidade de vocês porque também sou um concursado da Educação”, lembrou o presidente.

Ensino de tempo integral

O secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, destacou que a posse dos professores é um passo fundamental para a implantação do sistema de ensino em tempo integral na cidade.“O desafio é grande, mas nós vamos melhorar a qualidade da educação em Araguaína. A chegada de novos professores permitirá que façamos um planejamento maior do ensino”, afirmou.

Já o prefeito Ronaldo Dimas reforçou que é preciso cuidar dos alunos por mais tempo e proporcionar a eles o prazer do aprendizado com a inserção de novas atividades e a aproximação da comunidade nas escolas de tempo integral. “A preparação intelectual para isso os professores já têm. Vamos, agora, cuidar da preparação física, a estrutura das novas escolas e do novo sistema de ensino”, lembrou Ronaldo.

Gratificações por desempenho

O prefeito ainda falou sobre a readequação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores implantado a gratificações por desempenho. O PCCR será enviado à Câmara de Vereadores assim que passar por um estudo completo. “Os índices de aprendizado dos estudantes serão medidos pelo IDEB e pelo município através de um indice próprio. Bons resultados vão garantir gratificações para todas as categorias profissionais dentro da escola”, afirmou.

Sistema municipal de Ensino

Araguaína conta com 30 escolas na zona urbana e 18 na rural para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), atendendo a 12.500 alunos. Já na Educação Infantil, são 24 creches que contemplam 4.000 estudantes. Em 2013, a rede municipal teve um acréscimo de 1.000 alunos em relação ao ano passado. (Com informações da Assessoria)

(Portal AF Notícias)