Governo entrega donativos a Araguaína e cidades da região
O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), entregou 3.060 quilos de arroz e 80 kits gestantes para os municípios de Araguaína, Aragominas, Carmolândia, Piraquê e Santa Fé durante a Ação de Municipalização da Gestão que aconteceu em Araguaína nesta sexta-feira, 15. Na ação, o Governo do Estado leva aos municípios benefícios em diversas áreas como Educação, Saúde, Juventude, Esportes, Segurança, Assistência Social, entre outras.
Das doações 1.020 quilos de arroz foram destinados a Araguaína e 2.040 quilos para Aragominas, Carmolândia, Piraquê e Santa Fé, sendo 510 quilos para cada município. Já os Kits Gestante foram entregues 20 para Araguaína e 15 para cada um dos demais municípios. Os Kits são compostos por fraldas de pano, banheira, roupa de algodão, cueiros, meias e lenços umedecidos e visam atender as mães em situação de necessidade, com problemas de subsistência ou em momentos de fragilidade.
A entrega de arroz faz parte de uma parceria entre Setas e Conab. As doações serão repassadas às famílias em situação de insegurança alimentar dos municípios por meio das secretarias municipais de assistência social.
De acordo com o secretário da Setas, Agimiro Costa, a Ação de Municipalização é fruto do esforço do Governo do Estado para recuperar sua economia nos últimos dois anos. “ Estamos em uma nova fase do governo e nosso desejo é trabalhar numa integração entre Estado e municípios”.
Além dos donativos entregues aos municípios, o secretário falou sobre as ações permanentes do Governo do Estado na área da Assistência Social da região. Em Araguaína, são 1.130 famílias beneficiadas pelo programa Tocantins sem Miséria e 1.480 famílias atendidas pelo programa Pioneiros Mirins. Nos outros quatro municípios soma-se mais de 600 famílias atendidas com o Tocantins sem Fome e 449 beneficiários do Pioneiros Mirins. Segundo Agimiro Costa, só nestas ações já foram empregados mais de R$ 375 mil nos cinco municípios.
Para 2013, a proposta da pasta é investir em qualificação profissional e inclusão produtiva dando às famílias beneficiárias de programas sociais federais e estaduais a oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho. Em prol desta meta, no dia 07 de março foi realizado em Araguaína um evento para a pactuação entre Estado e 16 municípios da região. Com o pacto os entes federados se comprometem a trabalhar juntos pelo objetivo. Entre os programas lançados na ocasião está o Pronatec destinado às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. O Pronatec vai oferecer 400 cursos de diversas áreas em todo o Estado sendo necessário para isso a adesão dos 139 municípios.
(SECOM)