Vigilância Sanitária interdita Ponto da Picanha em Palmas por risco de contaminação
Após denúncia anônima feita por um dos clientes do quiosque Ponto da Picanha, em Palmas, encaminhada à Ouvidoria da Saúde de Palmas, fiscais da Vigilância Sanitária (Visa/Palmas), interditaram, por tempo indeterminado, nesta sexta-feira, 22, o estabelecimento que está localizado na Quadra 208 Sul, na Avenida LO 03.
O cliente contou que apresentou infecção intestinal após ingerir alimentos no quiosque. “A partir de qualquer denúncia verificamos as condições do ambiente e aqui o que não falta são irregularidades”, disse o inspetor sanitário, Fábio Hundertmarck, afirmando que foi confirmado total falta de higiene no estabelecimento.
“Constatamos que há risco de contaminação cruzada, ou seja, alimento cru armazenado com os já preparados. A manipulação de alimentos na cozinha é feita de forma incorreta. Alimentos cozidos no dia anterior armazenados em panelas sem tampa, muitos insetos e utensílios e panelas sem a devida higienização”, contou Hundertmarck.
No momento em que a Vigilância Sanitária chegou ao local, os funcionários não respeitavam as normas sanitárias. “Todos eles estavam sem equipamentos de proteção, ou seja, luvas, toucas, sapato fechado, blusa com manga e avental”, enfatizou o inspetor, acrescentando que por causa da falta de higiene, freezer e geladeira do estabelecimento foram lacrados.
O Ponto da Picanha já havia sido interditado em 2011. “Vai correr o processo administrativo e como a empresa é reincidente a proibição de funcionamento pode ocorrer. Como aqui é um quiosque, é impróprio para produzir alimento em grande quantidade”, disse.
Com a interdição, o proprietário do estabelecimento recebeu orientação para realizar a limpeza e organização das dependências do local imediatamente. Cumpridas as orientações, uma nova inspeção deve ser feita para avaliar as condições do local.
Um cliente que passava no local e, que preferiu não ser identificado, afirmou que é habitual encontrar cães rodando o local durante todo o dia.
Denúncias
Qualquer pessoa pode denunciar estabelecimentos que estejam descumprindo normas sanitárias podem ser feitas à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 0800-030-1515.
(Cleber Toledo)