Estado

População reclama da demora no atendimento durante o recadastramento biométrico de eleitores no Cartório Eleitoral

Divulgação
Divulgação

Desde o último dia 15 de março, o Cartório Eleitoral da cidade de Araguaína está realizando a primeira etapa do Recadastramento Biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para atender a demanda do município, foram montados 12 kits biométricos, 15 computadores para atendimento biográfico, impressoras, equipamentos de rede e periféricos.

No entanto, mesmo com toda essa estrutura, leitores doPortal O Norte procuraram a redação para reclamar da demora no atendimento. Segundo eles, mesmo chegando às 11h (horário que abre o Cartório) é impossível não esperar mais de duas horas na fila para ser atendido, o que provoca cansaço e estresse.

Em contato com o site, um leitor que não quis se identificar, disse que não aprova a forma como o TRE vem trabalhando. “O Tribunal Eleitoral está forçando o povo a regularizar seus títulos com um prazo determinado sob pena de multa. Já fui ao Cartório quatro vezes e não consigo, pois a fila é enorme e as pessoas têm que ficar debaixo do sol”, informa o leitor.

Para esclarecer algumas dúvidas, a nossa equipe de reportagem procurou o Chefe do Cartório Eleitoral da 1º Zona da cidade, Amilton Brasileiro. Segundo ele, a média de atendimento diário é de cerca de 600 pessoas e a estimativa é que nesta primeira etapa do Recadastramento Biométrico, pelo menos 10 mil pessoas sejam atendidas. “Mesmo com uma equipe grande o atendimento é demorado porque o cidadão passa por duas fases: a atualização do título e o cadastramento biométrico, onde os funcionários tiram foto e cadastram as digitais do eleitor. Muitas vezes o sistema online do TRE trava devido a quantidade de pessoas realizando o cadastro”.

Brasileiro durante entrevista pediu paciência aos eleitores, e garantiu que os cidadãos que estiverem dentro do Cartório durante o expediente (das 11h às 17h) serão atendidos. O chefe do Cartório informou ainda que a primeira etapa do recadastramento termina dia 30 deste mês.

2º Fase do recadastramento biométrico
Já a segunda etapa do recadastramento biométrico e atualização do título começa no dia 02 de maio e vai até o final do mês de julho. A meta é que pelo menos 30 mil araguaineses sejam atendidos. Ao todo, quase 100 mil pessoas passarão pelo Cartório Eleitoral de Araguaína durante a fase do cadastro biométrico. Segundo Amilton Brasileiro, a data final do procedimento em Araguaína não será divulgada, por enquanto, para que os leitores não deixem para a última hora.

Agendamento
De acordo com o TRE, a partir da próxima segunda-feira, 08, os eleitores de Araguaína terão duas novas ferramentas de agendamento do Recadastramento Biométrico. O eleitor poderá fazer o procedimento pelo site:www.tre-to.jus.br e também via contato telefônico, através do número: 0800 64 86 800.

No portal do Tribunal, o eleitor acessará o menu Serviços ao Eleitor, o qual terá a opção agendamento que direcionará a um campo de dados, que deverá ser preenchido com o número do Título Eleitoral ou as seguintes informações: nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Os eleitores também poderão agendar o serviço por meio da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tribunal através do número: 0800-64-86-800, no período de 12 às 19h.

De acordo com a Estatística de Revisão do Eleitorado de Araguaína até as 15h30 desta terça-feira (2) foram recadastrados 3.815 eleitores.

(Portal O Norte)