Mecânico é morto com 20 facadas em mais um assassinato em Araguaína
O mecânico Lourival da Silva, 50 anos, foi morto com cerca de 20 golpes de faca na madrugada desta terça-feira, 14, em Araguaína. O corpo foi localizado no quintal de uma residência, na rua Faisão, Quadra 12, no setor Maracanã. Segundo a Polícia Militar, somente nos últimos 30 dias foram registrados 11 homicídios na cidade.
Na manhã desta terça-feira, 14, um dos moradores da residência, ao sair para ir ao supermercado, se deparou com o corpo do mecânico caído de bruços, com perfurações no tórax e abdômen. Ele usava camiseta branca, calça jeans azul e tênis.
A Polícia Militar foi acionada e viaturas do 2º Batalhão se deslocaram para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os policiais constataram o homicídio, isolaram a área e chamaram a perícia. Uma irmã, que preferiu não ter o nome divulgado, reconheceu o mecânico, mas não soube informar o que poderia ter provocado o homicídio, mas afirmou que ele não tinha inimigos.
Segundo testemunhas, a vítima morava na Vila Norte e foi visto na noite da segunda-feira, 13, sendo perseguido por dois homens.
Viaturas da PM fizeram buscas na região na tentativa de localizar o autor do crime, mas até agora ninguém foi preso. O caso será investigado pelo delegado Manoel Laeldo dos Santos Nascimento, responsável pelo 2ª Delegacia de Polícia.
Uma onda de violência assusta os moradores de Araguaína.
No início da noite de sexta-feira, 10, o comerciante José Rodrigues de Oliveira de 62 anos, mais conhecido como Zequinha, foi assaltado e morto por volta das 18 horas. No momento do crime, o idoso estava acompanhado de sua esposa, que foi abordada no caixa do estabelecimento, localizado na Avenida Blumenau.
O ex-vice-prefeito de Ananás, Edivan Balbino Brasil, foi assassinado na madrugada da quinta-feira, 9. O crime aconteceu após ele ter sido sequestrado, na cidade de Araguaína. Segundo a PM, Brasil, após o sequestro, foi levado para uma chácara localizada nas imediações do aeroporto da cidade. Ele teria sido amarrado com os cadarços do próprio sapato, mas conseguiu se soltar e fugir do local. Foi nesta fuga que ele ligou para a polícia por volta de 1 hora, informando ter sido sequestrado e ter tido seu carro roubado.
Um homem, que não teve o nome identificado, foi atingido com quatro tiros no domingo, 5, por volta das 11 horas, no Setor Cimba, naquele município. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida na região do abdômen.
Prefeitura convoca sociedade
Representantes dos órgãos ligados à segurança pública de Araguaína participaram de uma reunião, na manhã dessa segunda, 13, após uma convocação do prefeito Ronaldo Dimas (PR) em virtude dos crimes de várias naturezas ocorridos nos últimos meses.
Ficou acordada entre os participantes uma ação conjunta entre todos os poderes com ações para o reforço do efetivo policial, disciplinamento dos horários de fechamento de bares e shows e estudos para implantação de um sistema de vigilância eletrônica na cidade.
“A única maneira de combatermos a criminalidade é unir esforços. Nenhum órgão dará conta sozinho do que está acontecendo em Araguaína”, reiterou o prefeito.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Judiciário, OAB, Aciara, Conselho Tutelar, CCABA, Câmara, Detran e
Legislativo Estadual.
Ações municipais
As primeiras medidas para conter e prevenir a violência por parte da prefeitura serão a regulamentação do horário de fechamento de conveniências, bares, restaurantes, festas e shows ao ar livre. “Ainda vamos nos reunir com representantes de cada categoria envolvida, mas o município precisa disciplinar este funcionamento”. De acordo com informações das autoridades participantes, grande parte dos crimes acontece durante a madrugada e está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas e uso de drogas.
Conforme a PM, Araguaína registrou 11 homicícios nos últimos 30 dias, grande parte deles apenas nos últimos dez dias.
(Cleber Toledo)