Governo entrega primeira das três carretas para Saúde da Mulher
A população feminina do Tocantins conta agora com uma carreta itinerante que percorrerá os 139 municípios do Estado realizando exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo do colo do útero. A entrega da primeira carreta aconteceu na tarde desta terça-feira, 21, no estacionamento do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Ao todo serão três carretas entregues à população, sendo que as outras duas estão previstas para chegar ao Estado no fim do mês de julho, beneficiando mais de 40 mil mulheres no Tocantins. Silvamara Martins, de Palmas, foi uma das primeiras mulheres a realizar os exames na carreta e comemorou o benefício entregue pelo Governo do Estado. “Agora posso fazer não só a mamografia, mas também o exame citológico. Acredito que vai melhorar a vida de muitas outras mulheres” avalia.
“Com a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, podemos aumentar em 90% as chances de cura da paciente” revela a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva ao celebrar o benefício entregue para população tocantinense.
Segundo o coordenador da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Jorge Saad, o diagnostico precoce do câncer colabora com o tratamento, podendo a cura ser obtida apenas por meio de cirurgia, “sem precisar de quimioterapia ou radioterapia, que são tratamentos bem mais invasivos” disse.
Outra beneficiada pela Carreta foi a artesã Elizangela de Souza, que nunca havia passado por exames. “Essa é a primeira vez que faço mamografia e o papanicolau, espero que outras mulheres também possam ter acesso a esses exames” revela.
Como funciona
A carreta atenderá todas as mulheres em diversas faixas etárias. Para rastreamento do câncer as mulheres acima de 45 anos terão direito a todos os exames oferecidos sem o encaminhamento médico. O resultado dos exames ficam prontos dentro de 3 a 4 dias e a intenção é que durante a permanência da carreta móvel, que é em média 20 dias em cada lugar, a mulher já tenha, além dos exames, o encaminhamento para o tratamento.
A capacidade é de realizar por dia 50 mamografias, 50 ultrassonografias e 50 coletas de exames preventivos de câncer de útero.
Cada carreta terá um custo mensal de cerca de 290 mil reais, incluindo os profissionais (motorista, dois ultrassonografistas, dois técnicos em radiologia e um medico radiologista) materiais e combustível.
“Além das três carretas que percorrerá os 139 municípios do Tocantins, serão construídos mais oito Ambulatórios de Especialidades Médicas, para levar saúde de qualidade a toda nossa população em diversas regiões do Estado”, complementou o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.
(SECOM)