Estado

Médicos e estudantes protestam contra importação de médicos

Divulgação
Divulgação

A partir das 08h30 deste sábado, 25, estudantes de medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e médicos do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Tocantins realizarão uma manifestação contra a intenção do Governo Federal de importar médicos estrangeiros para atuar em regiões remotas, sem a necessidade de revalidar os diplomas.

De acordo com os organizadores, a concentração da manifestação será na entrada do Pronto Socorro do Hospital Regional de Araguaína (HRA)

O “Revalida SIM!”, saiu das redes sociais na internet e ganha as ruas com manifestações já confirmadas em 14 Estados. Para as entidades médicas, ao insistir na importação de médicos sem revalidação de diplomas, o governo desrespeita a legislação e coloca em risco a qualidade da assistência oferecida à população. Da mesma forma, não resolve de forma definitiva o atendimento em saúde das áreas de difícil provimento no interior e nas periferias dos grandes centros.

O movimento “Revalida SIM!” começou no início do mês de maio quando o governo anunciou que estuda a importação de sem revalidação do diploma. Inicialmente falou-se que esses profissionais viriam de Cuba, Portugal e Espanha.

(Portal O Norte)