Palito quer audiência em Araguaína para debater extinção do HDT; Luana Ribeiro apoia e diz que saúde clama por melhorias
Durante a inauguração da reforma e ampliação da Câmara Municipal nesta segunda-feira (12) o deputado estadual Raimundo Palito (PEN) garantiu que já apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa propondo a realização de uma Audiência Pública em Araguaína para discutir a extinção do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e a Fundação de Medicina Tropical (FUNTROP).
O Projeto de Lei Complementar nº 01/2013, de autoria do Governo do Estado, foi entregue à Comissão de Justiça e Redação no dia 2 de julho.
A proposta do Poder Executivo visa extinguir os órgãos e doar o acervo patrimonial à Universidade Federal do Tocantins na esperança de ser implantado um Hospital Universitário. No entanto, o Projeto não tem encontrado respaldo nem mesmo dos profissionais de saúde que já fizeram inclusive manifestação em Araguaína alertando a população sobre os possíveis prejuízos.
Raimundo Palito afirmou que ao tomar conhecimento do projeto, solicitou ao deputado Eli Borges que pedisse vistas.
O parlamentar araguainense disse ainda que o requerimento solicitando audiência pública será votado na sessão desta quarta-feira (14). O objetivo é que o Projeto de Lei seja discutido com profissionais de saúde, entidades de classe e sociedade em geral. “Precisamos discutir os destinos do HDT e FUNTROP. Quem irá tomar conta dos pacientes do HDT? Sabemos que o Hospital Regional de Araguaína não comporta mais ninguém”, lembrou.
Mesmo sendo da base governista, Palito afirmou que é preciso que os projetos sejam discutidos, “não só manda-los para a Assembleia”.
Apoio
A deputada Luana Ribeiro (PR) que também participou da inauguração da Câmara, garantiu apoio à proposta de realização de audiência pública. Segundo ela, no Tocantins há graves problemas, a exemplo da saúde. “A saúde no Brasil está longe de ser a ideal. Infelizmente no Tocantins ainda está pior”, declarou.
A parlamentar também fez críticas à gestão da Secretária Estadual de Saúde, Vanda Paiva. Segundo Luana Ribeiro, “até agora não tivemos os resultados que desejamos e a saúde clama por melhorias”. A deputada finalizou seu pronunciamento afirmando que “dias melhores virão”.
(AF Notícias)