Estado

Representantes da Assocarne e Friboitins vão à Câmara esclarer sobre higienização e mau cheiro

Divulgação
Divulgação

Atuando de forma irregular e causando incômodos à comunidade local. Esta é a realidade do Frigorífico Assocarne, no Setor Barra da Grota, em Araguaína.

Administrado pela Associação do Comércio Varejista de Carnes Frescas e Derivados (Assocarne), a direção maximizou os problemas ao alugar parte do Frigorífico à empresa Friboitins.

A atuação da empresa vem causando incômodos e prejuízos  à comunidade do Setor Barra da Grota, já que a Friboitins usa as dependências do Frigorífico para industrializar derivados da carne bovina como sangue, carcaças  e ossos para produção de farinha. Segundo denúncia de moradores, todos os dejetos resultantes do preocessamento seriam descartados no Rio Lontra, sem nenhum tratamento adequado, provocando mau cheiro e problemas ambientais. A situação se arrasta há mais de 7 anos.

Apesar dos constantes protestos da comunidade, inclusive com a interdição da rodovia estadual que passa em frente ao Frigorífico (TO-222), nenhuma providência foi tomada pelas autoridades responsáveis.

O Frigorífico pertence ao Poder Público Municipal de Araguaína, sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Problemas na higienização

Além do forte odor, o AF mostrou também que a qualidade da carne do Frigorífico está comprometida em virtude da Associação não ter cumprido 21, dos 50 itens, acordados em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado ainda em 2011 juntamente com a ADAPEC e o MPE.

As informações são de um “Laudo de Vistoria” realizado pela Divisão de Inspeção de Carnes da ADAPEC. De acordo com os técnicos, dentre os 21 que não foram concluídos alguns são de grande importância para garantir a qualidade dos produtos.

No frigorífico são abatidos mensalmente cerca de 2 mil animais e abastece grande parte do comércio de Araguaína e região.

Câmara Municipal

Para prestar os devidos esclarecimentos e apontar soluções urgentes, o presidente da Assocarne, José Nilton de Oliveira (Baiano); o gerente da Friboitins, Gilvan; e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, participarão de uma sessão na Câmara de Araguaína nesta quarta-feira (21), a partir das 14 horas. O convite atende um requerimento do vereador Geraldo Silva (PMDB).

Segundo o parlamentar, o forte odor tem provocado dores de cabeças, náuseas e vômitos em crianças e adultos, além de prejuízos materiais aos pequenos comerciantes. “Uma comerciante do Barra da Grota que vendia cerca de 200 refeições ao dia agora não consegue mais vender 50 devido o mau cheiro”, contou Geraldo Silva

(AF Notícia)