Estado

Após oito meses fechado, restaurante popular começa atender araguainenses

Divulgação
Divulgação

A partir desta segunda-feira, dia 26, o Restaurante Popular de Araguaína começa a atender a população da cidade, com a expectativa de oferecer mil refeições por dia. A reabertura do restaurante ocorreu no último sábado, dia 24, com a presença de várias autoridades municipais, entre secretários e vereadores. Para reabrir o restaurante, o local teve que passar por algumas adequações, segundo informou a secretária municipal do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro de Oliveira. “Tivemos que reformar o restaurante. Recebemos o restaurante bastante danificado e aí veio o processo licitatório que demorou um pouco”, disse.

De acordo com a secretária, foi feita uma nova pintura do prédio, reforma e adequação dos banheiros, as caldeiras e a coifa também tiveram que ser reformadas, a coifa também, climatização do local, além de toda a parte elétrica e hidráulica. “Então nós fizemos esta higienização e adequação do ambiente”, reforçou Cleomar.

Para a auxiliar de serviços gerais, Dona Preta, moradora do Setor Martins Jorge, a reabertura do restaurante será muito bom para as pessoas que moram longe e demorariam para chegar em casa e ter que almoçar, retornando logo em seguida para o trabalho. “A comida é muito boa e barata. E a gente ‘tando’ aqui no centro e der vontade de almoçar, é só vir aqui, melhor do que voltar com fome lá para o Martins Jorge”, disse. “Sempre já almoçava aqui, aí fechou né. A comida tá ótima. O preço é o mesmo, porque o preço era dois reais a comida e com o suco era três; e agora, comido e suco é três reais”, completou Dona Preta.

Restaurante
O horário de funcionamento do Restaurante Popular é de segunda à sexta-feira, das 11 às 14 horas, com preço unitário de R$ 3,00. As refeições são balanceadas, com cardápios elaborados por nutricionista e fiscalização da Vigilância Sanitária. Cada prato deverá conter, obrigatoriamente, saladas, proteínas, arroz e feijão, além de suco.

O Restaurante Popular é um programa do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), regulamentado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei Federal nº 11.346/2006). Além das refeições que são oferecidas diariamente, a unidade também desenvolver atividades educativas, como a distribuição de materiais informativos e receitas atestadas nutricionalmente, e avaliação nutricional. O Restaurante Popular fica na Praça das Bandeiras, esquina com a Avenida Cônego João Lima, no centro da cidade.

(Portal O Norte)