Estudantes se mobilizam para desfile da independência no Tocantins
Nas principais cidades do Tocantins, estudantes se mobilizam para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração a Independência do Brasil. Em Palmas, a programação será neste sábado (7), às 18h, na avenida LO-1, próximo à praça dos Girassóis.
De acordo com o assessor especial da Secretaria Estadual de Educação, Lucas Xavier, cinco escolas do município e dez estaduais participam do momento cívico, somando três mil alunos. Esse ano, o tema do desfile é “25 anos de criação do Estado do Tocantins: valeu a pena!”
Participam também cerca de dois mil militares das seguintes corporações: Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Metropolitana. Haverá ainda desfile de veículos das instituições militares. “Faremos o hasteamento da bandeira, a revista à tropa e depois começa o desfile”, diz o assessor especial. Arquibancadas para a população e camarotes para autoridades serão montados na avenida.
Sul
Em Gurupi, no sul do estado, as atividades começaram no sábado (31) e seguem até este sábado (7), com o desfile que conta com a presença de 11 escolas do município, com 1500 alunos, e sete escolas do estado. As atividades começam às 7h, em frente à prefeitura da cidade, na rua 1, segue pela avenida Goiás, terminando na rua 6.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Gurupi, Ana Lúcia Teixeira, cada escola do município apresentará um tema durante o desfile. As temáticas estão relacionadas aos projetos desenvolvidos pelas instituições. “Cada escola tem um tema, sobre família, valores, sustentabilidade, esporte, meio ambiente”, frisa.
participam da Semana da Pátria
(Foto: Abdon Barbosa/SEMED Araguaína)
Na Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, cerca de 180 alunos estão mobilizados para o desfile, que abordará o esporte como transformação de vida. Segundo a diretora do colégio, Elian Santos da Silva Campos, atividades que são desenvolvidas na escola, através do programa Mais Educação, serão mostradas nas ruas. “O momento cívico é muito importante para lembrarmos da independência do país, para as pessoas não se esquecerem da nossa história.” Alunos entre 4 e 60 anos participam do momento cívico.
Norte
Em Araguaína, no norte do estado, conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o desfile começa às 8h, na Avenida Filadélfia, entre o 2º Batalhão da Polícia Militar e da Conab. Cerca de 500 alunos da rede municipal participam do ato cívico e são esperadas duas mil pessoas. Serão 31 pelotões, com a participação dos alunos, da Apae, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental e atletas, entre outros.
(Foto: Abdon Barbosa/SEMED Araguaína)