1º de Outubro Dia do Idoso. Profissional dá dicas para lidar com os idosos no dia a dia
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), cerca de 10% da população tocantinense é constituída por pessoas acima dos 60 anos, ou seja, mais de 120 mil cidadãos são idosos. Nesta fase da vida são necessários alguns cuidados básicos com a saúde, como ir regularmente ao médico, fazer diversos exercícios físicos entre outras coisas.
Exercícios físicos
Para esclarecer algumas dúvidas, o Portal O Norte conversou com um preparador físico. Segundo o professor Eduardo Martins, todo idoso, antes de iniciar algum exercício físico, tem de passar por um exame cardiológico para diagnosticar ou não alguma doença no coração e saber se, enfim, está apto a fazer qualquer exercício.
“De preferência, a gente sempre pede que os idosos façam exercícios acompanhados de um profissional, no entanto, sabemos que nem sempre é possível. Por isso, pedimos para que eles façam sempre leves caminhadas pela manhã e ao fim do dia”, informou Martins acrescentando que o apoio da família é de fundamental importância nesse momento.
Consultas médicas
Martins lembra ainda que ir regularmente ao médico para realizar exames de rotina, além de aferir a pressão arterial e medir a taxa da glicemia, é muito importante para o idoso diagnosticar alguma enfermidade. Segundo ele, o idoso deve ir pelo menos uma vez ao mês consultar. “Quanto mais exames fizer, melhor. A gente nunca sabe quando vai ficar doente, então consultas e exames nessa idade são sempre bem-vindos”, disse.
Além disso, mais do que alguns cuidados com a saúde física do idoso, o que eles mais precisam na verdade é carinho e atenção, pois o amor é o melhor remédio para “curar” a velhice.
(Portal O Norte)