Curiosidades

Estudantes criam pulseira térmica que funciona como ar condicionado

Divulgação
Divulgação

Estudantes de engenharia no MIT (Massachusetts Institute of Technology, nos EUA) desenvolveram uma pulseira que busca reduzir o consumo de energia emitindo ondas de ar quente e frio para o pulso de uma pessoa a fim de mudar a temperatura do corpo inteiro.

O dispositivo chamado “Wristify” seria capaz de resfriar ou aquecer o corpo inteiro tornando desnecessário o uso de ar condicionados e aquecedores.

Sam Shames, um dos quatro inventores, afirma que o que os prédios gastam de energia para abastecer o ar condicionado representa 16,5% de toda a energia primária consumida nos Estados Unidos, então acreditam reduzir esse número mantendo o conforto térmico e individual através da pulseira.

Segundo um estudo realizado pelos estudantes, a pele humana é muito sensível a rápidas alterações de temperatura. Eles descobriram que, mesmo enviando ondas a uma pequena área, elas poderiam afetar todo o corpo.

Após 15 tentativas, eles chegaram à versão final, que é muito parecida com um relógio de pulso. Os sensores utilizados no dispositivo conseguem obter uma taxa de variação de temperatura de até 0,4 °C por segundo.

A pulseira nasceu depois de um experimento feito para uma competição no MIT que lhes rendeu prêmio de US$ 10 mil. Com isso pretendem aprimorar o protótipo para que ele vire um produto e possa ser lançado comercialmente.

Olhar Digital )