População carente de Araguaína poderá realizar exame de DNA gratuito
Para não comprometer a renda da população carente que busca os serviços da Defensoria Pública em Araguaína, no dia 29 de novembro serão disponibilizados gratuitamente 100 testes trios para investigação de paternidade. Os interessados devem procurar a sede da Instituição até dia 22 de novembro para agendar o exame. Nos laboratórios, o custo seria de cerca de R$ 450,00 para realizar o procedimento.
Os testes são para casos em que os filhos não foram registrados pelo pai na certidão de nascimento. No dia do atendimento é imprescindível a presença espontânea do filho, da genitora e do suposto pai. Todos os envolvidos deverão comparecer com os documentos pessoais.
Os agendamentos serão realizados das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, na sede localizada à Rua dos Maçons, nº310, Centro (abaixo da Prefeitura). Outras informações serão dadas pelo Núcleo de Conciliação, no telefone (63) 3421-3965.
Os exames serão realizados durante a segunda edição do Mutirão de Conciliação. A última ação foi feita em setembro de 2012, quando atendeu cerca 300 pessoas.
Conciliação
Durante o mutirão, aqueles homens que estiverem certos da paternidade, poderão realizar um acordo em qual serão definidas pensão alimentícia, guarda dos filhos e visitas. A conciliação tem como objetivo principal o acordo sem precisar o ajuizamento de ação; assim, o processo não chega às mãos do juiz para decisão e, sim, somente para homologação.
Segundo a Defensoria, o acordo é um compromisso com o mesmo valor de uma sentença do juiz. O conciliador é uma pessoa imparcial, bem treinada, que efetivamente consegue o entendimento das partes e que sugere alternativas concretas. No Núcleo Regional de Araguaína atuam as conciliadoras Débora Dias da Cunha e Vanessa Rossi, sob a coordenação da defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos Cruz. (Keliane Vale)
(AF Notícias)