DestaqueEstado

Cidade de Araguaína comemora seus 55 anos com promessa de crescimento

Divulgação
Divulgação

Nesta quinta-feira, 14,  Araguaína celebra o seu 55º (quinquagésimo quinto) aniversário. É evidente que, com o passar dos anos, a cidade tem se desenvolvido e ultrapassado as expectativas de quem vive e investe aqui, a exemplo as grandes empresas que prometem iniciar os trabalhos já no próximo ano.

Como surgiu

O desbravamento do municíopio iniciou no fim do século 19 com a chegada das primeiras famílias no até em tão Norte Goiano. Em 1876, João Batista da Silva e família saíram do Piauí e se estabeleceram às margens do Rio Lontra, denominando o local como “Livre-nos Deus”, expressando o medo em relação aos índios que moravam na região e animais silvestres. Aos poucos outras famílias foram chegando e ao longo do tempo o povoado cresceu e se tornou a segunda maior cidade do Estado, Araguaína.

Atualmente, Araguaína conta com pouco mais de 164 mil habitantes. Em 2012, a mesma  possuía cerca de 150 mil habitantes, segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade é considerada como o centro econômico de negócios, tanto para o Tocantins como para os estados vizinhos como Maranhão e Pará.

Grandes empreendimentos

No último ano, Araguaína tem sido alvo de investidores que veem na cidade grandes oportunidades de desenvolvimento. Entre as grandes expectativas dos araguainense para os próximos anos, está a conclusão de dois shoppings centers na cidade, sendo eles: Shopping Nações, com investimento previsto de R$ 100 milhões, e o Araguaína Park Shopping, com investimento previsto de mais de R$ 200 milhões de reais. Muita dúvidas ainda giram em torno da construção dos dois shoppings, uma das principais incertezas é se existe uma real viabilidade de instalação de dois shoppings na cidade.

Para o próximo ano, uma das maiores empresas do país, a Casas Bahia, deve abrir uma sede na cidade. De acordo com o Sine, os funcionários já estão em fase de selação.

Metrópole do futuro

Muitos investidores já estão de olho na cidade de Araguaína, mais ainda depois de uma reportagem especial publicada em 2010 pela revista Veja, na qual apontava a capital do boi gordo como uma das 20 metrópoles do futuro.

A reportagem explica que “o setor de comércio na cidade triunfou”. Segundo a publicação, o consumo do comércio de Araguaína cresce 7% ao ano, e todas as pessoas que moram em raio de 200 quilômetros dependem da cidade, que abastece, além do Tocantins, o sudeste do Pará e o sudoeste do Maranhão.

Para a dona Amanda Sousa, de 57 anos, Araguaína é a cidade que ela escolheu para viver por ser hospitaleira e tranquila. “Aqui eu cheguei em 1970 e daqui eu não pretendo sair. Não tenho motivos de abandonar essa cidade onde estou há muito tempo e criei meus filhos”.

O adolescente Pedro Kauã, de 12 anos, também não quer sair da cidade por ver que seu futuro está em Araguaína. “Minha família inteira mora aqui e sei que meu futuro também estará aqui. Araguaína é uma cidade tão boa, o Brasil inteiro deveria conhecer”, disse.

(Portal O Norte)