Estado

Autoridades lançam em Araguaína projeto do Centro de Reabilitação e Readaptação do Tocantins

Divulgação
Divulgação

Foi anunciada nesta segunda-feira, 2, em Araguaína, a destinação de R$ 100 milhões de emendas de bancada para a construção do Centro de Reabilitação e Readaptação do Tocantins. Segundo a senadora Kátia Abreu, o próximo passo é trabalhar pela aprovação da emenda e sua liberação no Orçamento Geral da União de 2014.

O lançamento do projeto aconteceu no auditório da Federação das Indústrisa do Tocantins (FIETO) com a presença do prefeito Ronaldo Dimas e do superintendente do CRER em Goiás, Sérgio Daher. O CRER de Araguaína vai atender a população de toda região Norte do Estado e Sul do Maranhão e Pará. Conforme a exposição do projeto, os recursos do OGU serão destinados à construção e aquisição de equipamentos.

Para a senadora Kátia Abreu, Araguaína é um dos maiores polos comerciais do Tocantins onde reside um grande contingente populacional e por isso precisa ter um complexo hospitalar dessa natureza. “Temos uma faculdade de medicina particular e, futuramente, uma pública. Temos hospitais que já atendem uma demanda altíssima, realizando consultas e demais procedimentos, em pessoas daqui mesmo, de cidades vizinhas e do Sul do Pará e Maranhão. Agora teremos um centro de atendimento de referência para pessoas com diversos tipos de comprometimentos motores”, ressaltou a parlamentar.

Na ocasião, o superintendente do CRER de Goiânia fez uma explanação dos serviços que a entidade presta à comunidade e dos resultados positivos obtidos nos tratamentos, apresentando uma análise dos dados tocantinenses de acordo com pesquisa feita pela Associação Goiana de Integração e Reabilitação (AGIR). Segundo Daher, a realidade do Estado não é muito diferente da encontrada em Goiás. “O projeto inicial é para a construção do centro em uma área de 15 mil metros quadrados. E quando ele estiver em funcionamento, o CRER do Tocantins deve gerar mais de 700 empregos diretos e indiretos”.

A área cedida pela prefeitura, de mais de 50 mil metros quadrados, ainda não foi definida pelo prefeito Ronaldo Dimas. Segundo o gestor municipal, o lugar escolhido para a instalação do CRER também vai abrigar outros prédios do setor de saúde, como o Ambulatório de Especialidade Médicas (AME).  Ronaldo elogiou a iniciativa da senadora  Kátia Abreu e disse que “para nós araguainenses, um centro dessa natureza, é uma benção para nossa cidade”.

 

(AF Notícias)