Estado

Quase 60% dos eleitores tocantinenses desaprovam e não confiam na gestão Siqueira Campos, aponta pesquisa IBOPE

Divulgação
Divulgação

O Tocantins está entre os oito Estados onde os atuais governos tiveram as piores avaliações, segundo a pesquisa feita pelo IBOPE sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os  governadores mais populares são os dos Estados do Amazonas, Pernambuco e Acre. Os piores avaliados são Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Amapá, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Tocantins e Maranhão.

O questionário avaliou a opinião de eleitores quanto à política, confiança e aprovação de 27 governadores.

Tocantins

Para o eleitorado tocantinense, 59% desaprovam o jeito de governar do governador Siqueira Campos (PSDB), contra 34% de aprovação, conforme os números. Já em relação à confiança no governo, 58% afirmaram que não confiam, contra 32% de confiança. No geral, a aprovação do governo Siqueira Campos chega a apenas 25%.

Já a presidente Dilma Rousseff tem no Tocantins 47% de aprovação. 61% da população do Tocantins confiam na presidente Dilma, segundo os números.

No Tocantins foram entrevistados 504 eleitores.

ProblemasNa maioria dos Estados, as quatro principais áreas de pior desempenho dos governos estaduais são as mesmas nas quais o governo federal também teve o pior desempenho: Saúde, Segurança pública, Combate às drogas e Educação. No Tocantins, a geração de emprego foi ainda citada pelo entrevistos como área com pior desempenho do Governo do Estado.

Já quando os tocantinenses foram questionados sobre as áreas com melhor desempenho do Governo Siqueira Campos, 41% não citaram nenhuma área ou não souberam/quiseram responder.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada em todo o Brasil entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro de 2013. Foram entrevistadas 15.414 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 727 municípios.

A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para o resultado Brasil, 3 pontos percentuais para os resultados dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e 4 pontos percentuais para os demais Estados.

(AF Notícias)