Casos de dengue caem 19% no Tocantins, mas alerta é mantido
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) registrou 20,392 casos suspeitos de dengue – dados notificados até a última semana – contra 25.310 em 2012. Os dados constam no Relatório do Monitoramento Semanal, que afirma ter reduzido em 19% os casos em relação a 2012. Até o momento foram confirmados 21 casos graves e quatro óbitos, sendo dois no município de Palmas e dois em Araguaína.
Segundo o biólogo em saúde da Sesau, Marcos Timóteo, durante o período chuvoso há aumento significativo de casos suspeitos de dengue. “A sugestão é que quem se preocupa e que está envolvido com a vigilância e atenção a saúde que mantenha e reforce suas equipes, e também se aprimore e busque informações. Além do controle vetorial que é a prevenção, não dá para dizer que a situação está confortável, o risco de epidemia é realmente iminente e as equipes de vigilância no Estado e a população devem estar atentas”.
Timóteo conta que a população tocantinense deve se comprometer com a saúde pública. “A população tem que primeiro refletir sobre o papel que ela tem como cidadão, muitas vezes o cidadão se põe a parte da responsabilidade da saúde pública e essa é uma visão equivocada, o cidadão é coparticipe, ele tem que participar juntamente com os entes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a união, o estado e os municípios na diminuição desses agravos”.
O biólogo enfatiza que a população deve fiscalizar seus imóveis para identificar possíveis focos de dengue. “O que nós aconselhamos aos moradores é que eles se dediquem por pelo menos meia hora por semana para fazerem uma exploração em sua casa, verificando se a calha está drenando bem, se todos os ralos não estão entupidos, se não há recipientes jogados pelo terreno, eles devem realizar esse serviço ostensivo para prevenir os focos”, alerta.
Municípios endêmicos
Conforme o Relatório, somente na semana passada foi notificado 123 casos, os 15 municípios com maior número de notificações em 2013 são: Palmas, Araguaína, Gurupi, Miracema do Tocantins, Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Tocantínia, Dianópolis, Araguaçu, Guaraí, Tocantinopolis, Alvorada e Miranorte. Porém, os 139 municípios tocantinenses identificaram casos de dengue.
Da ATN