Estado

Número de financiamentos da casa própria quase dobra no Tocantins

Divulgação
Divulgação

O número de financiamentos da casa própria praticamente dobrou no Tocantins. Em 2012, houveram 5.813 financiamentos. No ano passado, este número saltou para 11.097. O aumento pode ser explicado pelas facilidades criadas pelas construtoras. A entrada, por exemplo, que antes era dividida em 24 meses, agora pode ser parcelada em 40 vezes. O valor restante do imóvel financiado pelo banco, começa a ser pago após a entrega da chave.

“Há uma procura muito grande por este tipo de empreendimento na faixa de 90 até 110 metros quadrados. E até a entrega das chaves, a pessoa faz um pagamento prévio da primeira fase da construção e depois o comprador realiza um financiamento”, explicou o gerente de vendas Leandro Vieira.

Foi deste jeito que a servidora pública Neide Araújo conseguiu comprar um apartamento, depois de 13 anos de planejamneto. “Eu dei uma entrada como sinal do negócio, depois assinei o contratoe  a partir daí eu comecei a pagar para a construtora. Quando ficou pronto, eu parti para o financiamento do restante do valor do imóvel”.

Com mais acesso ao crédito, o cliente passou a ficar mais exigente também. “Como agora ele tem esta oportunidade de fazer a compra com mais facilidade por ter uma taxa de juros mais atrativa, ele vem para escolher o produto que melhor se encaixa naquilo que ele está buscando”, explicou o dono de uma construtora João Paulo Tavares de Brito.

(G1)