Com novas convocações, governador afirma que Tocantins terá mais policias por habitante do que média nacional
Com 406 candidatos convocados para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (PM/TO), ao fim da fase de treinamentos o Tocantins estará acima da média nacional, proporcionalmente, em número de habitantes por policial. No edital, 300 estavam previstos para a última fase de preparação do policial e outros 106 foram também selecionados.
“A média nacional é de 431 habitantes por policial. O Tocantins terá uma média de aproximadamente 350 habitantes por policial”, frisou o Governador Siqueira Campos, ao assinar a convocação do quadro reserva de aprovados para o curso de formação na última terça-feira, 4.
Somando as duas chamadas, o total de soldados que serão treinados e estarão nas ruas em seis meses chega a 366 homens e 40 mulheres. O aumento no número de convocados, conforme o Governador, visa a ampliação do policiamento a fim de garantir maior segurança para a população do Estado.“Esta medida é para que as nossas forças de segurança tenham maior capacidade de combater a criminalidade no nosso Estado”, disse.
Para o presidente da Associação dos Praças Militares do Tocantins (Apra), cabo João Victor Moreira de Freitas, a maior beneficiada com o aumento no número de convocados para o concurso da PM é a sociedade. “Esta medida foi excelente não só para a Polícia, mas para a população como um todo. Associação entende a real necessidade e a importância de ampliar o quadro de policiais para garantir com maior qualidade e eficácia a segurança da população tocantinense”, salientou.
Novos soldados
Para os convocados da segunda listagem o sentimento é de alegria misturada com grande expectativa. Para o vigilante Paulo Henrique Rocha, a possibilidade de ingressar na Polícia Militar do Estado é uma responsabilidade que ele está preparado para enfrentar. “Em relação à nova carreira, é algo que sempre sonhei. Valorizo muito o trabalho que a Policia Militar faz e acredito que a cidade estará mais segura com essa nova turma. Estou muito ansioso para o inicio das aulas, quero me empenhar ao máximo para me tornar um bom profissional”, frisou.
Já Lara Tavares destacou que o primeiro objetivo é concluir o curso de formação de soldados da Polícia. Depois, trabalhar para garantir a segurança da população. “A expectativa primeiramente é concluir o curso de formação, já q ele é eliminatório também. Mas após a posse no curso, estaremos qualificados e prontos pra exercer a segurança pública no Estado”, completou.
Curso de Formação
Após inscrição dos 300 primeiros convocados, as matrículas para a segunda listagem de convocação para o curso de formação serão realizadas apenas nesta quinta-feira, 6, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG).
O curso de formação tem duração de seis meses e pagará uma bolsa-auxílio de R$ 800 para os participantes matriculados. Durante este período, os candidatos passarão por treinamento para atuarem no policiamento ostensivo e no combate à violência.
(AF Notícias)