Teto de sala de aula desaba e por pouco não ocorre uma tragédia; prefeitura garante que já tomou providências
Nessa quarta-feira, 05, por volta das 18h30min, no povoado Araçulandia, localizado no município de Wanderlândia, o teto de uma sala de aula da Escola Municipal José Henrique dos Santos, desabou e por pouco não aconteceu uma tragédia.
As informações foram repassadas à Redação do Portal O Norte, através do leitor Ronny de Sousa, que contou como o fato aconteceu. Segundo ele, dois alunos chegaram à sala de aula, deixaram os materiais e saíram para ligarem o ventilador: “só foi tempo dos alunos saírem para o tento desabar. Todos levaram um grande susto“. Ronny encaminhou imagens para nossa equipe mostrando como ficou a situação da sala de aula depois do incidente:
Ronny, que é tio de um dos alunos que estuda na unidade, disse que mesmo após o incidente, as aulas seguiram normalmente e os alunos foram transferidos de sala. O leitor ainda relatou que a estrutura da escola está comprometida com rachaduras nas paredes, não possui nenhum extintor, e o mais grave é que em algumas salas o teto pode cair a qualquer momento: “A escola é antiga, tem mais de 20 anos não sei nem quando aconteceu a última reforma dela“.
Ainda de acordo com o leitor, a escola funciona nos três turnos, mas não possui nenhuma estrutura, os alunos estão com medo, ele teme que se nenhuma providência for tomada pode ocorrer o pior: “pessoas podem ficar feridas, crianças e adultos estão correndo risco vindo estudar “, afirma o rapaz.
Apresentando a denúncia, Ronny de Sousa afirmou estar indignado com a falta de preocupação dos órgãos competentes: “Isso é um absurdo, será que vão esperar acontecer uma tragédia maior para agirem?”, questiona.
Resposta
O Portal O Norte entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação, Francinete Ribeiro, que informou que todas as providências já estão sendo tomadas para resolver a questão da sala a qual o teto desabou: “Fizemos um levantamento dos gastos e o material para restaurar a sala de aula já foi comprado e só não foi dado o início das obras ainda ontem porque estava chovendo“.
Sobre o possível risco de outras salas desabarem na escola, conforme apontou o leitor Ronny de Sousa, a secretária afirma não ser verídica a informação, segundo ela, a unidade escolar passou por um processo de reforma ainda em 2012 na gestão da então prefeita Maria Madalena, atual vereadora no município. “Isso não é verdade, inclusive estive ontem com vereadores no povoado conversando com os moradores e tranquilizando sobre esta questão” .
(Portal O Norte)