Estado

Dois fetos são encontrados em meio a lixão na cidade de Guaraí

Divulgação
Divulgação

Dois fetos humanos foram encontrados em um lixão a céu aberto na cidade de Guaraí. As imagens foram capturadas pelo site Guaraí Notícias, que também confirmou a existência de uma grande quantidade de lixo hospitalar no local.

As imagens mostram que possivelmente os fetos estavam armazenados em vidros, o que leva a crer que o material possa ter sido utilizado em estudos ou demonstrações, pois não havia nenhuma identificação nos recipientes.

Outra imagem que reforça a existência de material hospitalar no lixão foram seringas encontradas no local. De acordo com o site, o material estava misturado aos entulhos de construção civil e equipamentos eletrônicos sem qualquer acondicionamento adequado.


A exposição do lixo hospitalar da forma em que foi flagrado, vai contra as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei Federal 12.305 de 2010, sobre os instrumentos e diretrizes relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos e em conformidade com a Resolução do CONAMA Nº358 de 2005, que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos de serviços de saúde, já que muitos deles são considerados como infectantes: (seringas, tecidos humanos, partes do corpo humano e até mesmo fetos) e não podem ser descartados juntamente com lixo orgânico.

(Portal O Norte)