Estado

Mais de 190 crianças estão sem aula por causa da enchente em Araguanã

Divulgação
Divulgação

No total, 194 alunos da Escola Municipal Tiradentes, em Araguanã, norte do Tocantins estão sem aula. O local está sendo usado para abrigar os ribeirinhos do município, que foram atingidos pelas cheias dos rios Lontra e Araguaia. Cerca de 33 famílias tiveram que deixar suas casas na última segunda-feira (24), que foram invadidas pelas águas. Deste total, 9 continuam abrigados na escola. Os outros conseguiram abrigo na casa de parentes e amigos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Jussy Júnior Pinto da Silva, a água baixou um pouco, mas não o suficiente para que as famílias retornem às residências. “Ainda tem muita lama e as casas ficaram danificadas. O local está com mau cheiro.” Ainda conforme informações de Silva não há previsão para os ribeirinhos voltarem.

As famílias retiraram alguns objetos e foram para uma escola municipal em Araguanã (Foto: Divulgação/Defesa Civil Araguanã)
As famílias retiraram alguns objetos e foram para
uma escola municipal em Araguanã
(Foto: Divulgação/Defesa Civil Araguanã)

O coordenador da Defesa Civil disse que as famílias conseguiram tirar algumas coisas, mas alimentos, colchões e fogões foram perdidos. Segundo a prefeitura do município, a gestão ainda não tem condições de fornecer colchões e roupas para essas famílias, mas garante que os alimentos estão sendo entregues normalmente.

O prefeito da cidade Alan Brasil Alves de Sousa (PTdoB) está em Palmas buscando recursos. “Todo ano é a mesma coisa. A prefeitura não tem condições de arcar com todas as despesas. A gente está buscando uma saída, como a construção de casas em outro local para tirar as famílias da região que todo ano é alagada”.

A Secretaria da Educação do Município informou que já foi montado um calendário para a reposição das aulas perdidas.

As famílias de Araguanã foram atingidas pelas cheias dos rios Lontra e Araguaia (Foto: Divulgação/Defesa Civil Araguanã)
As famílias de Araguanã foram atingidas pelas cheias dos rios Lontra e Araguaia
(Foto: Divulgação/Defesa Civil Araguanã)
(G1)