Mais de 190 crianças estão sem aula por causa da enchente em Araguanã
No total, 194 alunos da Escola Municipal Tiradentes, em Araguanã, norte do Tocantins estão sem aula. O local está sendo usado para abrigar os ribeirinhos do município, que foram atingidos pelas cheias dos rios Lontra e Araguaia. Cerca de 33 famílias tiveram que deixar suas casas na última segunda-feira (24), que foram invadidas pelas águas. Deste total, 9 continuam abrigados na escola. Os outros conseguiram abrigo na casa de parentes e amigos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Jussy Júnior Pinto da Silva, a água baixou um pouco, mas não o suficiente para que as famílias retornem às residências. “Ainda tem muita lama e as casas ficaram danificadas. O local está com mau cheiro.” Ainda conforme informações de Silva não há previsão para os ribeirinhos voltarem.
uma escola municipal em Araguanã
(Foto: Divulgação/Defesa Civil Araguanã)
O coordenador da Defesa Civil disse que as famílias conseguiram tirar algumas coisas, mas alimentos, colchões e fogões foram perdidos. Segundo a prefeitura do município, a gestão ainda não tem condições de fornecer colchões e roupas para essas famílias, mas garante que os alimentos estão sendo entregues normalmente.
O prefeito da cidade Alan Brasil Alves de Sousa (PTdoB) está em Palmas buscando recursos. “Todo ano é a mesma coisa. A prefeitura não tem condições de arcar com todas as despesas. A gente está buscando uma saída, como a construção de casas em outro local para tirar as famílias da região que todo ano é alagada”.
A Secretaria da Educação do Município informou que já foi montado um calendário para a reposição das aulas perdidas.
(Foto: Divulgação/Defesa Civil Araguanã)