Mais de 8 mi bovídeos devem ser vacinados contra febre aftosa no TO
Produtores rurais podem vacinar o rebanho contra a febre aftosa a partir de quinta-feira (1º). A primeira etapa da campanha, que este ano tem como tema: ‘Bata a porteira na cara da febre aftosa’, segue até 31 de maio. As doses devem ser adquiridas nas lojas licenciadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins(Adapec).
De acordo com informações da Adapec, após a aquisição das vacinas, o produtor deve manter os frascos em temperatura baixa de preferência em caixas de isopor com gelo até o ato da vacinação. A expectativa do órgão é vacinar os mais de 8,1 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) existentes no Tocantins e garantir a manutenção do status de zona livre da aftosa no estado.
O produtor tem até dez dias após vacinar o rebanho para declarar a vacinação junto ao escritório da Adapec, onde a ficha cadastral é movimentada. É preciso apresentar a nota fiscal e a Carta-aviso. Caso o criador não cumpra o prazo da vacinação, a multa é de R$ 5,32 por animal e mais R$ 127,69 por propriedade.
O lançamento oficial da campanha será no sábado (3) a partir das 9h, na Fazenda Morada do Sol, em de Nova Olinda, norte do estado.
(G1)