Prorrogada campanha de vacinação contra gripe; meta é imunizar cerca 45 mil em Palmas
Pessoas pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação contra a Gripe e que ainda não procuraram uma Unidade de Saúde ganharam mais alguns dias para se imunizar, com a prorrogação da Campanha, que se encerraria nesta sexta-feira, 9.
A vacinação é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Estes são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.
A vacina contra gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 22 de abril, quando começou a campanha. Em Palmas, de acordo com a coordenadora de Imunização, Juliana Sousa, a meta é vacinar aproximadamente 45 mil pessoas, as últimas parciais indicam que mais de 30% deste total foram vacinadas.
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza, podendo reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de saúde com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Na Capital, a vacina está disponível em 33 salas de vacinas em Unidades de Saúde de todas as regiões da cidade.
(Cleber Toledo)