Estado

Carência do financiamento do BNDES para agricultores é de 15 anos

harvestershutterstockAgricultores conheceram as linha s de crédito do Banco na Agrotins
Produtores rurais e agricultores conheceram na tarde desta sexta–feira, 09, na 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) em Palmas, as linhas de financiamento oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO) é representante do Banco no Estado, por meio do posto de informação do BNDES. A assessora do BNDES, Isamara Seabra, apresentou aos visitantes da Agrotins o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e explicou como ter acesso ao crédito.
O Programa possui hoje oito linhas específicas:  1) Agroindústria; 2) Pronaf Mulher (Apoio financeiro ao atendimento de propostas de crédito da mulher agricultora; 3) Pronaf Agroecologia; Pronaf ECO (Apoio a investimento de implantação, utilização ou recuperação de tecnologias de energia renovável); 5) Pronaf Mais Alimentos (Incentivo ao aumento da produção e da produtividade e a redução dos custos de produção; 6) Pronaf Composição de Dívidas (Linha para composição de dívidas oriundas de operações de financiamento de investimento ou de custeio contratadas no âmbito do PRONAF com recursos repassados pelo BNDES); 7) Pronaf Jovem; 8) Pronaf Composição de Dívidas Estiagem (Linha oferecida a agricultores, cuja região tenha havido decretação da situação de emergência ou do estado de calamidade pública em decorrência de seca ou estiagem).
Existe ainda o Pronaf do “Grupo B” que é o Microcrédito voltado para agr icultores e produtores rurais que tenham obtido renda bruta familiar nos últimos 12 meses de produção normal, que antecedem a solicitação da declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), de até R$ 20 mil.
De acordo com Isamara Seabra, as linhas do Pronaf são oferecidas com taxas de juros equalizadas pelo tesouro e podem variar de meio por cento a 3,5% ao ano. O prazo de pagamento é flexível e pode haver de 12 a 15 anos de carência. “É o tempo que o BNDES concede aos agricultores para eles começarem a operar e realizar as atividades”, disse a representante do banco informando ainda que a amortização de juros pode chegar até 15 anos.
Agricultores interessados em conhecer as linhas do BNDES podem entrar em contato com a FIETO, localizada na quadra 104 sul em Palmas ou pelo telefone: (63) 3228.8834.
Serviço:
Youtube: youtube.com.br/sistemafieto
Twitter: @sistemafieto
Contato: (63) 3228-8844.
(Por: Assessoria Presidência FIETO)