Estado

Detentos tentam provocar motim no presídio Barra da Grota

Dágila Sabóia/Portal O Norte

Por volta das 15 horas da tarde desta sexta-feira, 16, detentos da unidade prisional Barra da Grota em Araguaína deram início a um motim no momento em que se preparavam para o banho de sol.

De acordo com um dos agentes da Umanizzare, empresa terceirizada responsável pelo presídio e que preferiu não se identificar, os detentos teriam se recusado a fazer a revista de rotina antes de entrar no pátio, um dos agentes então cancelou o banho de sol e neste momento quatro presos tentaram agredir-lo, porém os detentos foram mobilizados pelo agente.


Segundo informações obtidas por nossa reportagem, o Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Militar (Gote) que dava suporte à transferência de detentos de Paraíso do Tocantins para o presídio, chegaram no momento da ação e ajudaram a conter os detentos. Os responsáveis pelo motim foram identificados como: Bruno Veiga de Almeida, Francisco de Assis Lima Silva, Rogério Teixeira e Sandro Moraes Ferreira. Os quatro foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde os agentes que estavam trabalhando no momento, também foram registrar Boletim de Ocorrência (BO).

Qualificação
Recentemente o Portal O Norte teve a informação da falta de qualificação efetiva dos profissionais contratados pela empresa Umanizzare, algo que ficou evidente tendo em vista a situação ocorrida hoje. De acordo com fonte do portal, o agente prisional que foi agredido pelos detentos, foi bem sucedido na mobilização dos mesmos porque há muito tempo é professor de artes marciais.

Nossa reportagem tentou conversar com o gerente operacional do presídio, que estava na delegacia acompanhando o caso, ele porém não quis conceder entrevista à imprensa. Tentamos contato também com o diretor da Umanizzare Gestão Prisional Privada, que também não foi encontrado para comentar sobre o fato ocorrido e a possível situação de vulnerabilidade na atuação de agentes prisionais terceirizados.

(PortalOnorte)