Estado

Tumulto durante entrega de cartões em Pugmil, Agimiro se irrita

Divulgação

Em Pugmil, a entrega dos cartões do Programa Tocantins Sem Fome, do Governo do Estado, virou caso de polícia. As informações foram repassadas ao Site Roberta Tum na manhã desta terça-feira, 29, pela secretária de Assistência Social do Município, Débora Francisca Dutra.

A secretária informou, que no último dia 25, data agendada pela Setas para a entregar dos cartões do programa no município, houve uma reunião entre representantes do CRAS e da Secretaria para acertar os detalhes da entrega dos cartões, que seria realizada a tarde, mas antes mesmo da reunião acontecer, ela teria sido agredida verbalmente pelo vereador de oposição, Fabiano Cardoso Teixeira (Democratas).

“Eu fui na reunião simplesmente para ajudar, mas quando cheguei ele começou a me agredir com palavras, me chamou de gorda, de fedida e disse que não era pra eu ficar na reunião e nem participar da entrega, daí fui à delegacia e registrei o Boletim de Ocorrência”, declarou.

Ainda conforme a secretária, na cidade, os cartões, também foram entregues por aliados políticos do Governo do Estado. “Aqui foi da mesma forma que em outros municípios, eles entregaram os cartões por meio de aliados políticos comandado pelo vereador Fabiano, isso é um absurdo, pois eles haviam dito que a entrega não seria feita por meio de políticos, depois deram os cartões para o vereador entregar”, reclamou a secretária afirmando que já havia registrado a queixa também no Ministério Público Estadual.

Vereador responde
Em resposta as acusações feitas pela secretária, o vereador Fabiano Cardoso Peixoto, informou que as agressões partiram da secretária. “Ela chegou tumultuando a reunião, me chamou de negro safado e eu também a chamei de gorda e de fedida e se você olhar para o corpo dela, vai ver que não estou mentido, ela é gorda mesmo. A questão é que ela queria beneficiar pessoas que nem precisam e eu como representante legitimo do povo, não vou aceitar, por isso participei da entrega”, questionou o vereador afirmando que também foi à delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência contra a secretária.

Mais denúncias
Desde a última sexta-feira, 25, quando o Site Roberta Tum recebeu a primeira denúncia sobre supostas irregularidades na entrega dos cartões do Programa Tocantins Sem Fome, representantes de mais nove cidades também entraram em contato para reclamar do mesmo problema. Nas denúncias, os gestores, prefeitos, primeiras-damas e secretários de assistência Social acusam o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, de ter feito a entrega dos cartões por meio de aliados políticos e não por intermédio dos CRAS conforme previsto nos convênios assinados entre a Setas e as prefeituras.

Em Aparecida do Rio Negro
Na manhã desta terça-feira, 29, quem reclamou do mesmo problema foi a primeira-dama da cidade de Aparecida do Rio Negro, Rita de Cássia Ayres Dias. Segundo informações repassadas por Rita, na cidade o cartão também foi entregue por aliados políticos e não por meio do CRAS. “A prefeitura assinou o convênio e a previsão era de que o CRAS entregasse os cartões, mas quem veio foi o pessoal da Setas e o presidente do Prodivino Isamar Moraes (Mazinho), que entregou os cartões juntamente com dois pré-candidatos à prefeito do município, o pessoal do CRAS e da secretaria da Assistência Social ficou como se não existissem. Eles estão fazendo política com o dinheiro público”, declarou.

Ainda segundo a primeira-dama, os pré-candidatos a prefeito de Aparecida do Rio Negro que fizeram a entrega dos cartões foram o atual vice-prefeito, Leandro Rogério (PV) e Zezinho Barbosa (PSDB). “Pelo que sei os dois são pré-candidatos e foi eles que entregaram os cartões aqui, então isso pra mim é fazer política com o dinheiro público”, finalizou.

Secretário não comenta
Procurado para falar sobre o assunto, o secretário Agimiro Costa, bastante irritado, informou que não vai mais comentar o assunto. “Eu não vou mais comentar esse assunto, por que nossa preocupação é em combater a fome e não ficar respondendo acusações de quem não quer contribuir para o bem das pessoas”, disse.

Questionado sobre o ocorrido em Pugmil, o secretário declarou que também não ia comentar a questão. “A Setas é quem está entregando os cartões, agora se um vereador pega alguém e leva no carro dele para receber, nós não temos como fiscalizar isso”, relatou o secretário informando que mais de 50% da meta de entrega dos cartões já foi concluída.

O Site RT também recebeu denúncias de que os cartões estão sendo entregues de forma irregular nas cidades de Filadélfia, Taguatinga, Pium, Novo Alegre, Gurupi, Aguiarnópolis, Nazaré, Tocantinópolis e Silvanópolis.

Tentando contato
O Site RT tentou contato com o presidente do Prodivino, Izamar Moraes e com os pré-candidatos a prefeito de Aparecida do Rio Negro, Leandro Rogério (PV) e Zezinho Barbosa (PSDB), mas não obteve sucesso. Caso eles queiram se pronunciar sobre o assunto o espaço continua aberto. (Fonte: Roberta Tum)