Estado

Convenções partidárias indicam 5 candidatos a governador no Tocantins

img_1558Os candidatos a governador, vice-governador e senador do Tocantins foram escolhidos durante as convenções partidárias, que aconteceram até esta segunda-feira (30). Após as reuniões dos partidos, foram indicados cinco candidatos a governador nas eleições 2014. As coligações terão até as 19h do próximo sábado (5) para apresentar o requerimento de registro dos candidatos no Tribunal Regional Eleitoral.

O atual governador do estado Sandoval Cardoso (SD) concorre à reeleição, tendo como vice, o deputado federal Ângelo Agnolin (PDT). O candidato ao Senado será o deputado federal Eduardo Gomes (SD). A coligação é composta por 17 partidos: Solidariedade, PSDB, DEM, PP, PR, PTB, PPS, PSB, PRB, PDT,PEN, PHS, PTdoB, PSL, PTC, PRP e PRTB.

A candidatura do senador Ataídes Oliveira (PROS) ao Palácio Araguaia também foi anunciada. O candidato a vice-governador ainda não foi definido. Segundo a assessoria de comunicação do PROS, até o dia 5 de julho o nome dele será divulgado. Ao Senado Federal, concorrerá o deputado estadual Sargento Aragão (PROS). A coligação “Reage Tocantins” é formada pelos partidos: PROS, PPL, PTN, PMN e PSDC.

O PMDB lançou como candidato ao executivo estadual o ex-governador Marcelo Miranda. O escolhido para ser candidato a vice-governador é o deputado estadual Marcelo Lelis (PV). A chapa terá como candidata ao Senado, a atual senadora Kátia Abreu (PMDB). A coligação é composta pelos partidos: PT, PV, PMDB e PSD.

O PCB definiu o nome de Carlos Potengi, de Porto Nacional, para concorrer ao cargo de governador. Ao Senado, deverá concorrer a professora Ceiça Oliveira. O partido ainda não informou o nome do candidato a vice-governador.

O professor Elvio Quirino (PSOL) também será candidato a governador do estado. O partido informou que serão divulgados nos próximos dias os nomes dos candidatos a vice-governador e a senador. A sigla também não divulgou os partidos que irão compor a coligação.

(G1)