Inadimplência, Qual a solução?
Já comentamos aqui sobre o Julho em Araguaína e sobre as coisas ruins que acontecem no comércio nessa data e Julho está chegando e o que fazer para não passar esse sufoco novamente?
Nesse período as pessoas não pagam, deixam as coisas por ultimo, priorizam a praia, o Araguaia, enfim, nesse período quem não é empresa de Caça e Pesca, Supermercado (que geralmente recebe a vista) entre outras do setor, sofrem. Claro que não são todas as pessoas, mas uma boa parte deixa para pagar as contas só depois de Julho, no fim das preciosas férias.
Os lojistas ficam com as seguintes dúvidas diante dessa inadimplência:
- Não posso deixar de repor o meu estoque, senão não vendo;
- Será que consigo cobrar os meus devedores e receber rápido?
- Nossa! Não imaginava que tinha tanto dinheiro parado com os meus devedores (clientes);
- Isso não deveria ter acontecido, vendi bem no início do ano, deveria ter capital para repor o estoque, e agora o que faço?
Mas o pior disso tudo é que a nossa cidade dá uma desaquecida total e só se repõem depois de pelo menos, dois meses e isso de alguma forma tem que ser mudado para que os empresários não sofram duas vezes no ano, que é logo após a entrada de um novo ano e em Julho que é algo só nos lugares onde tem o Maravilhoso Araguaia por perto.
Regras preventivas para reduzir a inadimplência:
- Após os procedimentos normais para saber se o cliente tem ou não condições de consumir, é sempre bom efetuar a confirmação de dados do cliente por telefone fixo (confirmação de residência, de emprego ou de uma referência);
- Consulta ao SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, SERASA;
- Trabalhar com cartões de crédito e de débito, pois as taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela garantia de recebimento dos valores e aumento nas vendas. E agora vai ficar melhor depois das ações do Governo para desonerar as empresas brasileiras.
- Outro grande problema que o empresário encontra são as contas bancárias recém-abertas, que apresentam um alto índice de inadimplência, enfim.
O empresário, ao aplicar essas regras preventivas com bom senso, certamente irá reduzir o seu índice de inadimplência.
Não perca tempo, se antecipe aos seus problemas sazonais e tenha uma vida mais tranqüila!
Sr. Giuflávio Giuseppe Ferraz
Diretor Administrativo
» UNIP Interativa
» Residência Saúde
063 3421.3607