Pesquisa aponta Marcelo com 48% e Sandoval com 16%; Senado: Aragão e Gomes estão empatados e Kátia tem 39%
Dada a largada oficialmente no dia 6 de julho, os candidatos a governador, senador e a deputado estadual e federal já estão nas ruas pedindo o voto do eleitor. O instituto Vope – Voz e Pesquisa Tocantins LTDA, em pesquisa encomendada pelo jornal Primeira Página conferiu as intenções do eleitor tocantinense para a sucessão estadual e para a eleição da vaga de senador neste pleito. Na pesquisa estimulada, quando a lista dos nomes é apresentada ao entrevistado, o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) aparece liderando a corrida pelo Palácio Araguaia com 48% dos votos dos entrevistados. Em segundo lugar na preferência do eleitor, vem o atual governador Sandoval Cardoso (SD), candidato à reeleição, indicado por 16% dos entrevistados.
PROS
O candidato do PROS, senador Ataídes de Oliveira, está em terceiro lugar, sendo apontado por 6%. Joaquim Rocha, candidato do PSOL, vem em quarto lugar, com 2% da preferência e Carlos Potengy, candidato do PCB, tem 1% dos votos dos entrevistados. O número de indecisos é alto, chegando a 19% dos eleitores ouvidos. Pretendem votar em branco ou anular o voto 4% e não
responderam 4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 07 a 09 de julho, sendo ouvidos 1.200 eleitores nos 18 maiores municípios do Tocantins das regiões Norte, Central, Sudeste e Sul. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 97%. Registro no TRE sob o número TO-00007/2014.
Maior rejeição é do ex-governador Miranda
A pesquisa Vope quis saber dos entrevistados em qual dos candidatos a governador eles não votariam de jeito nenhum, e a maior rejeição está em relação ao ex-governador Marcelo Miranda, chegando a 27%. Em segundo lugar nesse quesito, com 23% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma, vem o atual governador Sandoval Cardoso. 10% também declararam que não escolheriam o candidato do PROS, senador Ataídes Oliveira, que ocupa o terceiro lugar, vindo em seguida, em quarto lugar, o ex-vereador de Palmas, Joaquim Rocha, com 9% das indicações. Em quinto vem o candidato do PCB, Carlos Potengy, com 8% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. Não rejeitam ninguém ou estão indecisos 20% e não responderam 3%.
Preferência para Senado
O Vope/Primeira Página consultou o eleitor dos 18 munícipios pesquisados sobre a preferência para a única vaga de senador que estará em disputa nesta eleição. A senadora Kátia Abreu, do PMDB, que concorre à reeleição, lidera as intenções de voto com 39% dos votos, em segundo lugar na disputa vem o deputado federal Eduardo Gomes, do SD, com 11% das indicações. Ele é seguido pelo deputado estadual Sargento Aragão, do PROS, com 10% dos votos. Elvio Quirino, candidato do PSOL foi apontado por 5% dos entrevistados, Maria da Conceição, do PCB, tem 3% da preferência. O número de indecisos é bem alto, chegando a 27% e não responderam 5%.
Rejeição
Questionados sobre qual dos candidatos a senador os eleitores não escolheriam de forma alguma, a senadora Kátia Abreu foi apontada por 34% dos entrevistados. Em seguida, vem Eduardo Gomes, que recebeu 23% das indicações. 12% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no Sargento Aragão; 5% em Elvio Quirino. O nome de Maria da Conceição foi apontado por 4%, não rejeitam ninguém ou estão indecisos 19% e 3% não responderam.
Eleitor avalia quem ganhará as eleições
O Vope quis saber dos eleitores entrevistados a opinião deles sobre qual dos candidatos hoje, apresenta mais chances de vitória. Entre Marcelo Miranda e Sandoval Cardoso, 61% acreditam na vitória do ex-governador Miranda, enquanto 29% aposta na vitória de Sandoval Cardoso. 9% declararam-se indecisos sobre o questionamento e não respondeu 1%.
Metodologia
Pesquisa científica de opinião pública para avaliar a intenção de voto para governador e senador do Estado do Tocantins, tendo como estatístico responsável João Soares de Araújo Neto, registrado no COREN com o número 6892.
O Instituto Vope – Voz e Pesquisa LTDA, cujo registro no COREN é 005/2012, contratado pelo Primeira Página, entrevistou 1.200 eleitores moradores da zona urbana dos 18 maiores munícipios das regiões Norte, Central, Sudeste e Sul do Tocantins, entre os dias 07 a 09 de julho de 2014. Entrevistas diretas junto ao eleitorado, nos domicílios e áreas comerciais, com amostra representativa do eleitorado cadastrado nestes munícipios, tendo por base o número de eleitores informados pelo TRE/TO. Amostra aleatória no sorteio de unidades, distribuída com base nos critérios de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar. A margem de erro é de 3% com intervalo de confiança de 97%. Pesquisa registrada no TRE sob o número TO-00007/2014.
(Jornal Primeira Página)