Estado

Pelo menos 470 pacientes esperam por cirurgia ortopédica no HGP

31838bf888857da59c0f98577c973a0558a40e8cNo maior hospital público do estado, o Hospital Geral de Palmas (HGP), pelo menos 470 pacientes estão na fila de espera para fazer cirurgia ortopédica. A informação consta em uma lista disponível na página da Secretaria Estadual da Saúde na internet. Há pacientes que aguardam pela cirurgia desde 2011.

O advogado Marcus Costa Rodrigues visita, com frequência, um amigo que está internado na unidade. O paciente Antônio José da Silva, de 84 anos, sofreu um acidente de moto e está há dois meses aguardando cirurgia no fêmur e na bacia. A demora, segundo ele, é porque faltam materiais.

“A gente já procurou por diversas vezes a secretaria de saúde, o hospital, e não conseguimos chegar a um consenso se este material vai chegar agora ou não. A secretaria diz que não tem como comprar por se tratar de um material um pouco caro, o hospital também diz que não tem no estoque porque é uma cirurgia reparatória e nós estamos à mercê esperando esta cirurgia”.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que está negociando com as equipes médicas a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas e outras eletivas nos hospitais regionais de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Miracema do Tocantins para suprir a demanda e desafogar o HGP.

Enquanto a cirurgia não é realizada, pacientes e acompanhantes sofrem com a demora. “Hoje, ele [o idoso Antônio José] está sentindo dor, está num estado depressivo, as costas estão machucadas por ficar deitado o dia todo neste calor, principalmente neste hospital que não tem ar-condicionado, os colchões são de péssima qualidade. É uma situação de calamidade”, lamentou o advogado.

(G1)