Estado

Duas cidades do Tocantins têm mais eleitores que habitantes; TSE diz que não é necessariamente fraude

A20140827074848_img_9105Duas cidades do Tocantins estão entre os 194 municípios brasileiros que possuem mais eleitores do que habitantes. O levantamento, feito pelo G1 com dados do Tribual Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE), mostrou que tanto Oliveira de Fátima, quanto Chapada da Areia, apresentam esta disparidade no Estado.

As duas cidades estão localizadas na região central do Tocantins. Oliveira de Fátima é a cidade que apresentou a maior diferença no número de eleitores por habitantes em todo o país. A cidade possui apenas 1.085 moradores e, contudo, 1.729 pessoas têm o domicílio eleitoral registrado lá. São 644 eleitores a mais, o que representa uma taxa de 1,59 eleitor por habitante.

Em Chapada da Areia (TO) a situação é semelhante: a população é de 1.386 pessoas, contra 1.927 eleitores, uma diferença de 541. Nesta cidade, a taxa de eleitor por habitante é de 1,39.

De acordo com o TSE, essa discrepância não configura necessariamente fraude, já que nem sempre o domicílio civil é o mesmo que o domicílio eleitoral. Para votar em um determinado município não é preciso residir nele, já que vínculos profissionais são aceitos como justificativa.

(G1 TO)