Brasil

Neymar amadurece e assume comando dos bastidores da seleção 16

neymarMais do que estrela do time, Neymar caminha para ser também um dos jogadores mais influentes no grupo de Dunga na seleção brasileira. Bastaram três dias de treino para perceber que o atacante do Barcelona não só atrai naturalmente todos os holofotes da imprensa, mas também funciona como uma referência para os atletas. Não à toa, tem a sua cotação para ser capitão cada vez maior. É a “Família Tóis” no comando, como diria o próprio jogador com a expressão que criou para “nós”.

O que joga muito a favor do camisa 10 é ter mostrado entrosamento com boa parte de seus companheiros por diferentes motivos. Com Oscar, por exemplo, o entendimento acontece desde as categorias de base, quando defendiam Santos e São Paulo. Além disso, também estiveram na disputa pelas seleções inferiores.

“Eu conheço o Neymar faz tempo. A gente fala sempre dele porque é o mais famoso, o jogador mais falado, mas a gente é amigo de todo mundo. Não tem essa. É que o Neymar eu conheço desde as categorias no base, quando eu estava no São Paulo e ele no Santos, depois jogamos sul-americano. Então o entrosamento vem desses tempos”, disse o meio-campista.

Outro que tem um entendimento antigo com o craque é Philippe Coutinho. O atleta disputou competições no sub-19 e já chegou até a ser colocado pelo próprio Neymar como um dos mais habilidosos. “Ele fala isso porque é meu amigo”, desconversa o atleta do Liverpool, da Inglaterra.

Robinho é o que tem a parceria mais conhecida. Neymar sempre deixou claro que tinha o santista como ídolo desde criança e, quando passaram a jogar juntos no time da Vila Belmiro, em 2010, sempre dizia que era um sonho se tornando realidade. Curiosamente, atualmente, a situação se inverteu e é Robinho que sempre recebe perguntas sobre como é jogar ao lado do atleta do Barcelona.

“Estava com saudades de atuar com ele. Vocês sabem. Eu gostava de jogar com ele no Santos e vai ser um prazer estar com ele na seleção”, disse Robinho. “Acho que o Neymar tem uma liderança importante, já foi assim no Santos, e ele está preparado para ser capitão. Assim como o David Luiz”, completou.

Mais do que isso, Robinho também tem permitido que Neymar lidere as brincadeiras nos bastidores do time. Ele já recebeu o cargo de vice-presidente e participou do trote em Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Gil, os novatos. É como se fosse o pai ensinando para o filho.

Durante os treinamentos, Neymar também tem mostrado entrosamento com Diego Tardelli. Logo nos primeiros treinos, o atacante do Atlético-MG era um dos que mais se envolviam nas brincadeiras com o ex-santista. Na roda de bobinho, os dois até tramavam brincadeira com os companheiros.

Marcelo é outro que mostra entrosamento com o atacante. Pelo menos na seleção, eles deixam de lado a rivalidade entre Barcelona e Real Madrid durante os treinos. Na entrada do gramado na última quarta-feira, o atacante direcionou uma das mangueiras de irrigação para o lateral, que se assustou, pulou e virou alvo de piadas dos grupos. Na época de Felipão, eles também mostravam uma boa sincronia.

Por fim, mas não menos importante, Neymar ainda comanda também a república santista na seleção. Danilo, Rafael e até o cortado Alex Sandro só falam bem do jogador que foi revelado pelo mesmo clube deles.

Dunga ainda não deixou claro quem será seu capitão. Mesmo que a faixa não esteja com o camisa 10, Neymar já deixou bem claro que está preparado para ser um dos líderes do atual elenco brasileiro, também na hora de ser alvo dos gritos dos e, especialmente, das fãs.

(UOL)