Emoção marca velório público de Roberto Bolaños
Depois de cerca de três horas de duração, o velório público de Roberto Bolaños no estádio Azteca, na Cidade do México, terminou. A cerimônia levou milhares de fãs do ator e diretor, morto na sexta-feira, 28, ao estádio para se despedir do ídolo. A família de Bolaños também esteve presente e Florinda Meza, mulher de Bolaños e intérprete da Dona Florinda, se emocionou durante vários momentos.
Ao final, ela soltou pombas brancas e chorou com um coro de crianças, fantasiadas como Chaves e Chapolin. O grupo de mariachi Gama 1000 tocou Las Gondrolinas para que o caixão fizesse uma última volta pelo estádio. Segundo a emissora Televisa, o caixão deixou o local ovacionado pelo público e aos gritos de “Chaves, Chaves”.
Uma missa foi celebrada e Marcela, uma das filhas de Roberto, falou algumas palavras durante a cerimônia. María Penella, neta do humorista, também fez uma leitura. Antes, Florinda foi a primeira a depositar flores branca no centro do campo para homenagear o marido. Os presentes foram convidados a fazer o mesmo e até mesmo o fã que foi expulso da sede Televisa pôde fazer sua homenagem deixando flores no local.
Segundo a “CNN”, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo estádio Azteca durante a cerimônia para se despedir do ator, mas por volta das 19h (horário de Brasília) o local já estava quase vazio.
O corpo do ator voltará para sede da Televisa.
O velório
Por volta das 17h (hora do Brasil) deste domingo, 30, o cortejo levando o corpo de Roberto Bolaños entrou no estádio. Segundo informações da CNN México, o estádio tem capacidade para receber 100 mil pessoas. Ingressos foram distribuídos aos admiradores do ator gratuitamente pela emissora Televisa. E todos foram convocados a vestir a roupa de seu personagem preferido vivido por Bolaños e a levar uma flor branca para o local do velório.
Crianças fantasiadas de Chapolin e Chaves já estavam posicionadas na parte interna do estádio para recepcionar o caixão quando o cortejo chegou levando o corpo do ator. E elas cantaram versos que mostram o carinho dos mexicanos pelo ator. “Gênio, mestre, amigo de verdade. Para sempre, Chespirito, no meu coração segue vivo”, repetiam: “Por isso, isso, isso, Chaves, faz parte da minha vida. Obrigado por sempre, Chaves”. Muito emocionada, a família de Bolaños também vestiu camisas com o símbolo de Chapolin.
A atriz Florinda Meza, mulher de Bolaños, chegou ao local amparada por duas mulheres e acenou para os fãs (veja o vídeo). Na arquibancada, os admiradores foram ao delírio, cantando e gritando enquanto o carro carregando o caixão de Bolaños dava uma volta ao redor do campo de futebol (veja vídeo.)
O carro parou e seis homens caminharam por um tapete vermelho levando o caixão até um altar montado no centro do campo. A urna foi posicionada ao pé de uma cruz gigante, cercada por fotos de Bolaños mais jovem.
Enquanto acontecia a missa de corpo presente, Florinda se levantou com flores brancas na mão e caminhou até uma parte do gramado. De pé, beijou as flores, ergueu em direção ao público e colocou no chão em homenagem ao marido. Em seguida, foram os filhos de Bolaños e amigos mais íntimos a repetir o mesmo gesto. A família também participou da missa fazendo leituras.
Corpo é levado em carro aberto em cortejo
Por volta das 15h30 (horário do Brasil), o corpo de Roberto Bolaños deixou a emissora Televisa em direção ao estádio Azteca, no México, para a homenagem aberta ao público. O caixão, protegido por uma redoma de vidro, foi transportado em um carro aberto no cortejo, que seguiu por 14 quilômetros pelas ruas da Cidade do México. Ao lado do caixão foram colocadas duas estátuas dos personagens Chaves e Chapolin. Florinda Meza, acompanhou o cortejo em outro carro. Por onde o automóvel levando o ator passou, fãs acenaram, bateram palmas e gritaram “Chespirito”.
Bolaños morreu em sua casa, em Cancún
O ator morreu na sexta-feira, 28, aos 85 anos, em sua casa, em Cancún. Desde o anúncio de seu falecimento, admiradores, parentes e colegas de trabalho de Bolaños se manifestaram nas redes sociais, demonstrando seu carinho pelo intérprete de Chaves e Chapolin. De acordo com informação divulgada no “Domingo Legal”, do SBT, o corpo de Bolaños será sepultado.
Durante as primeiras horas de sábado, 29, apenas os mais íntimos estiveram na casa do humorista, onde ele vivia ao lafo da mulher, Florinda Meza, que vivia Dona Florinda na série “Chaves”. No mesmo dia, durante a tarde no México, o corpo de Bolaños foi levado de avião até e Cidade do México onde a emissora Televisa organizou uma missa particular apenas para a família e amigos que conviveram com o ator no trabalho. Assim que o caixão foi trazido para o salão reservado na emissora, as pessoas que estavam presentes homenagearam o ator com aplausos. A cerimônia foi conduzida pelo padre Diego Monroy. No local, fotos de Bolaños e de seus personagens queridos foram posicionadas no palco.
Durante todo o trajeto do corpo do ator, desde a saída do cortejo no Aeroporto Internacional de Toluca até a sede da Televisa, fãs mirins e adultos também mostraram sua emoção e prestaram sua homenagem. Bolaños ficou mundialmente conhecido pelo personagem Chaves, na série de mesmo nome, e pelo personagem Chapolin Colorado. Segundo a agência Reuters, a causa da morte não foi divulgada. O comediante tinha diabetes e enfisema pulmonar.
Família agradece carinho dos fãs e os convida para velório
Na tarde deste sábado, 29, enquanto o corpo de Bolaños era removido de Cancún para a Cidade do México, os familiares do ator se manifestaram no Twitter para agradecer a onda de carinho que estão recebendo de fãs e amigos. “Em nome da família, obrigado por tanto amor”, escreveram, aproveitando também para convocar os seguidores de Bolaños para acompanhar o velório aberto ao público neste domingo, 30: “Esperamos amanhã no Estádio Azteca a partir das 12h, para nos despedirmos. Os Gómez.”
O tempo todo ao lado do marido, Florida Meza falou rapidamente com os jornalistas que acompanhavam o cortejo ainda em Cancún. Da pista do aeroporto, momento antes de embarcar rumo à Cidade do México, a atriz também mostrou seu agradecimento: “Obrigada pelo apoio que deram ao meu Roberto”, disse ela.
Amigos lamentam
Um dos primeiros a comentar foi o ator Edgar Vivar, intérprete do personagem Senhor Barriga no seriado. “Roberto não se vai, permanece no meu coração e no de todos que te assistiram felizes por tantos anos. Adeus, Chaves. Até sempre”, disse ele, que também publicou em rede social a última foto que fez ao lado do amigo.
Maria Antonieta De Las Nieves, a intérprete de Chiquinha, também usou a rede social para falar sobre a perda do ator. “Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto”, escreveu a atriz, que também fez uma homenagem a Bolaños durante um show no Equador.
(Foto: Reprodução/Televisa)
Rubén Aguirre, mais conhecido como o Professor Girafales do programa, falou à Televisa sobre a perda do companheiro de elenco. “Diziam que brigávamos, mas sempre fomos amigos. Era um excelente diretor e escritor. Fomos muito companheiros. Era um homem muito inteligente.” Ele ainda acrescentou: “Quando eu dizia para ele que era um gênio, ele me dizia: ‘não, Rubens. São muitas horas sentado escrevendo. então sua rotina era trabalhar, trabalhar, trabalhar”.
Carlos Villagran, que ficou conhecido como o Quico, lamentou em sua página no Facebook a morte do amigo. “Sinto muito a morte de um grande homem, amigo e gênio. Tantos países, tantas pessoas que foram tocadas pelo talento desta grande pessoa, que me abriu as portas para desenvolver o personagem Quico. Para ele todo o meu agradecimento, minha tristeza e a minha dor. Só quando se vive a realidade de uma ausência, se descobre o verdadeiro sentimento de uma amizade e de um grande mestre. Que descanse em paz! Hoje me sinto triste por sua morte”, escreveu.