Estado

SENAI Araguaína encerra programação da Semana da Pessoa com Deficiência

12-SENAI-CRÉDITOS-MARCIANA COSTANo município, existem 36.361 pessoas portadoras de algum tipo de deficiência

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Araguaína, por meio do Grupo de Apoio Local (GAL) e do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), promoveu durante esta semana atividades direcionadas aos portadores de deficiência. Com o tema “Acessibilidade e Empregabilidade” foram desenvolvidas palestras, caminhada, mesa redonda, visita solidária e entrega de doações à entidade filantrópica Casa do Idoso. O evento foi encerrado nesta sexta-feira, 05/12, com oficina no SENAI/CETEC.

 Durante as ações, os alunos entregaram cerca de 150 kg de alimentos e roupas arrecadados para a Casa do Idoso que hoje abriga 36 moradores. “Escolhemos essa entidade filantrópica, porque aqui estão pessoas que podem ensinar muito aos nossos alunos. Além de promover a solidariedade, eles saem com mais experiência e como constatamos, 80% desses moradores são portadores de alguma deficiência”, disse a interlocutora do PSAI Araguaína, Patrícia Carvalho.

 A caminhada contou com a presença de mais de 300 pessoas que passaram pelas principais ruas da cidade com faixas e cartazes que ressaltavam a luta pelos direitos e por uma sociedade inclusiva. Segundo o vice-presidente da Associação das Pessoas com Deficiências de Araguaína (ADA), Fábio Pereira da Silva, a cidade de Araguaína precisa de mais acessibilidade em lojas, colégios, praças, centros e transporte público, além de uma sinalização de trânsito inteligente.

 “Hoje sou advogado e para isso tive que lutar muito desde meus 11 anos de idade. Minha maior dificuldade foi a falta de acessibilidade. Todos os deficientes devem garantir o cumprimento de seus direitos”, afirmou o advogado portador da deficiência visual, Marquez Alex.

A programação aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência,03/12, com o intuito de mostrar à sociedade atitudes solidárias e a necessidade da busca por mais acessibilidade e inclusão social.

 Grupo de Apoio Local (GAL) 

 Integram o Grupo, as entidades: Associação da Pessoa com Deficiência de Araguaína (ADA), Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE),  Associação Negra Cor (ANCA), Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório, Casa de Apoio “Cor de Rosa”, Casa de Apoio Ana, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Diretoria Regional de Ensino – Ensino Especial e Diversidade (DREA), Escola Estadual Modelo – Núcleo de Recursos Multifuncionais, Secretaria do Trabalho e Ação Social/ Diretoria Formação e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação (SEMED)/Divisão de Ensino Especial, Serviço Nacional de Emprego(SINE)/SINE Especial, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Núcleo de LIBRAS  e Universidade da Maturidade (UMA).

(Por Marciana Costa)

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI Araguaína – (63) 3549-2517