Idoso suspeito de homicídio em Palmas consegue fugir duas vezes mas é preso
Policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado João Kenupp, efetuaram na tarde dessa terça-feira, 16, do recambiamento, para Palmas, de Joaquim Dias Prado, 68 anos. Ele é suspeito de matar a tiros Geraldo Queiróz da Silva, 39 anos, fato ocorrido no dia 13 de fevereiro deste ano, no Jardim Aureny I, em Palmas e foi capturado pela Polícia Militar (PM) quando se encontrava em sua fazenda, localizada na zona rural do município de Monte Santo.
De acordo com às investigações da PC, o crime teria sido motivado por uma dívida de aluguel que a vítima tinha com oJoaquim, uma vez que Geraldo morava em uma quitinete pertencente a Joaquim.
No dia do crime, o suspeito teria ido até a residência da vítima na tentativa de receber o aluguel que estaria com o vencimento atrasado. Em determinado momento, os dois homens se desentenderam e Joaquim sacou um revólver calibre 38 e efetuou alguns disparos contra Geraldo, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Na ocasião, o filho da vítima, de apenas 14 anos, também foi baleado, mas conseguiu sobreviver.
Conforme o delegado Kenupp, logo após o crime, policiais civis da Delegacia de Homicídios deram início às investigações e rapidamente apuraram que Joaquim seria o principal supeito do homicídio. Com base nestas informações, os investigadores efetuaram buscas no sentido de localizar e prender o suspeito, que nesse meio tempo se apresentou na Delegacia de Paraíso onde foi ouvido e liberado.
Todavia, alguns dias depois o delegado representou pela prisão preventiva do indivíduo, a qual foi concedida pelo Poder Judiciário, no entanto, o homem fugiu e não foi mais encontrado passando a ser considerado foragido da justiça. No dia 9 de novembro, o suspeito se envolveu em um acidente de trânsito, na ponte que liga Palmas a Paraíso e foi hospitalizado, porém quando os policiais civis descobriram que se tratava do mesmo homem suspeito de homicídio, foram até o hospital para prendê-lo, mas quando chegaram lá ele já havia fugido.
Antes de localizar o paradeiro de Joaquim, os agentes da Homicídios já haviam efetuado o levantamento de todos os prováveis locais onde ele poderia estar escondido, inclusive distribuindo cópias do mandado de prisão nesses lugares. No início da tarde dessa terça-feira, foram comunicados que policiais militares haviam efetuado a detenção do foragido da justiça. Diante disso, os Investigadores da PC, então foram até Monte Santo e trouxeram Joaquim para Palmas onde foi cumprido o mandado de prisão temporária por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, que pesava contra o homem.
Após os procedimentos cabíveis, o indivíduo foi recolhido na carceragem da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.
(Cleber Toledo)