Produtores investem na criação de peixes no Tocantins
Em 2014 foram produzidos cerca de 15 mil toneladas de peixes no Tocantins o que gerou um crescimento de 500% nos últimos dez anos no estado. O clima favorável e a riqueza de ambientes naturais são alguns das caracteristicas que o estado apresenta para o crescimento da psicultura.
Segundo o secretario executivo da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Pádua, principalmente o clima do estado é um dos pontos positivos para quem deseja apostar na criação de peixes. “No Tocantins você tem uma temperatura bastante homogênea. Por aqui nós não temos dia nenhuma frio e isso facilita que o peixe cresça ao contrário de outros lugares”, afirma.
Um desse produtores que tem apostado na psicultura é Kai Schwabather. Com uma criação em Porto Nacional, o produtor viu no setor uma uma chance de bom investimento. Atualmente na propriedade dele são criados mais de um milhão de alevinos para abastecer outros produtores. “Acho que a criação no estado pode ser maior então conforme está crescendo tenho que praticamente estamos dobrando essa produção quase todo ano. Para este tipo de criação temos que ter muita qualidade de água e isso podemos encontrar aqui”, afirma.
O Tocantins ocupa 13ª no ranking nacional de produção de peixes e atualmente o estado tem 206 mil hectares de lagos formados pela construção de usinas hidrelétricas que podem ser usado para criação de peixes entre outros lugares com boas condições. Para acompanhar um pouco mais da situação da psicultura no estado, veja a reportagem do Jornal do Campo no vídeo acima.
(G1)