Blitze educativas irão orientar motoristas sobre novos extintores
Devido as dificuldades em adquirir o novo extintor do tipo ABC, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu um novo prazo de 1° de abril de 2015 para substituição dos extintores de incêndio do tipo BC. A medida foi publicada nesta quarta-feira (7), por meio da Deliberação n° 140 do Contran, no Diário Oficial da União (DOU).
Em Palmas, a procura pelo novo modelo de extintor gerou reclamação pela escassez dos extintores no mercado. Segundo o superintendente de trânsito de Palmas, Alexandre Guerreiro, em blitze educativas foram encontradas muitos condutores com dúvidas. “Descobrimos que muitos condutores estão com dificuldades em encontrar o extintor no mercado. Também tem o fato que ainda tem muita gente achando que tem que trocar o extintor de qualquer jeito. Na verdade basta observar a classe do extintor e todos os veículos a partir de 2005 já possuem o extintor da classe ABC de fábrica”, explica.
O superintendente ainda destaca a necessidade dos condutores que já possuem os extintores verificarem a data de validade do equipamento. “A dúvida principal é se tem a necessidade de trocar o extintor ou não, mas para quem possui o extintor correto basta verificar o prazo de validade, lembrando que o condutor será multado se o extintor estiver fora do prazo de validade”, afirma.
Com a nova data estipulada pelo Contran, o superintendente afirma que nesse período haverá blitze educativas para retirar as dúvidas dos condutores em Palmas. “Durante esse prazo de 90 dias a gente vai fiscalizar, mas de uma forma a prestar um serviço a comunidade de tirar dúvidas que todos tiverem e depois deste prazo vamos aplicar as notificações de forma precisa e direta caso sejam necessárias”, afirma.
O objetivo da troca dos extintores de incêndio é garantir maior segurança aos motoristas e passageiros. Os extintores ABC atendem todas as classes de incêndio, sendo que o pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados. “O extintor da classe BC é utilizado no caso de líquidos inflamáveis, equipamentos e sistemas elétricos e hoje o veículo tem diversos outros tipos de matérias infláveis, por isso a inclusão da classe A, pois ela combate de melhor maneira possível e de forma mais completa”, finaliza.
(G1)