Brasil

Promotor cria sistema para ajudar combater violência contra mulheres

19jan15-pi-promotor-2O promotor do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar de Teresina (Nupevid), Francisco de Jesus Lima, desenvolveu um sistema de banco de dados que deverá fornecer informações sobre as vítimas de violência doméstica enquadradas na Lei Maria da Penha. O Piauí é o primeiro Estado do Brasil a possuir um sistema de dados de acordo com o que exige a Lei Maria da Penha.

A vereadora Rosário Bezerra enaltece o trabalho do promotor, que elaborou o sistema com recursos próprios, bem como os benefícios da novidade. “Dedicaremos total apoio ao promotor Francisco de Jesus Lima a fim de que o sistema entre no ar o quanto antes. Esta ferramenta será um grande aliado no combate à violência contra a mulher”, diz.

De acordo com o promotor, em breve será possível determinar a renda, etnia e faixa etária das mulheres vítimas de violência na capital. Além disso, poderão ser localizados os bairros ou comunidades em que há maior incidência de agressão e, ainda, os dias ou horários em que há maior quantidade de ocorrências. Com base neste perfil, acredita-se que será possível promover palestras, capacitação e orientação nas escolas, além do reforço do policiamento ostensivo em parceria com a Polícia Militar.

(delegados.com.br)