Pescadores comemoram instalação do primeiro tanque rede na capital
O Tocantins ocupa o primeiro lugar no Brasil em número de frigoríficos de peixes. De acordo com a Secretaria da Agricultura a produção de pescado no ano passado no estado foi de 15 mil toneladas. Os parques aquícolas que devem ser instalados no lago da usina de Lajeado prometem ampliar esta produção. O projeto tem cerca de um ano e meie e a instalação do primeiro tanque rede aconteceu nesta quarta-feira (4).
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Ver o projeto sair do papel é a esperança dos pescadores para aumentar a produção. “Hoje é o dia em que começamos a ver o projeto em prática. Estávamos há muito tempo esperando por isso”, disse o pescador Alcidez Sousa. Mais de 200 pescadores receberam a autorização para criar peixes na região e a expectativa é que mais 10 mil toneladas sejam produzidas por ano.
O parque fica na região norte da capital, a área tem seis hectares e meio e cada produtor terá 300 metros quadrados para o cultivo. A previsão é de que o resultado da primeira produção seja em setembro. Até lá, os produtores organizaram um acampamento e vão se revezar para monitorar e proteger o tanque.
(G1)