Estado

Quatro mil policiais reforçam a segurança do carnaval no Tocantins

operacao_pmA Operação Carnaval 2015 da Polícia Militar inicia nesta sexta-feira (13) e cerca de quatro mil policiais reforçarão a segurança no Tocantins. Segundo a corporação, todo o efetivo administrativo e operacional da PM atuará até a próxima terça-feira (17), inclusive em cidades onde não vai ser realizada a folia.

Um público de 240 mil pessoas é esperado, tanto na capital quando no interior. A PM pretende focar no patrulhamento nas áreas residenciais e comerciais para evitar ocorrência de furtos e roubos e realizar pontos de bloqueio nas entradas e saídas dos municípios para fazer abordagem de pessoas suspeitas e averiguar as condições do condutor a fim de evitar acidentes.

A policia estará no circuito da folia para dar orientações às pessoas a respeito de procedimentos de segurança. A recomendação é que, ao estacionar o veículo, por exemplo, os foliões busquem locais com movimentação de pessoas e iluminação adequada. Antes de sair, a dica é certificar se o carro está trancado e com os dispositivos de segurança acionados. Não deixar objetos dentro do veículo e usar cinto de segurança também fazem parte das recomendações.

Para quem vai pegar a estrada, o coronel Edvan de Jesus Silva ressaltou que qualquer atitude pode chamar a atenção de assaltantes. “Nossa orientação ao cidadão é para que ele busque deixar uma pessoa de confiança para observar a residência durante o período de viagem. Não deixar cadeados do lado externo e pedir a um vizinho que recolha as correspondências, para não sinalizar ausência de moradores. É interessante que se evite comentar sobre viagens nas redes sociais e com pessoas estranhas, pois isso pode gerar o interesse por parte de infratores”, ressaltou.

(G1)