Estado

Pesquisa mostra que confiança dos empresários palmenses do comércio diminui em fevereiro

comercio-palmas300(1)O índice de confiança dos empresários do comércio de Palmas caiu 7,2 pontos em feveiro, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que registrou 99 pontos nesse mês contra 106,2 de janeiro. Comparada com o mesmo período do ano passado, que registrou 123,6 pontos em fevereiro, a queda é de 24,6 pontos.

Sobre o cenário da atual economia brasileira, 45,8% dos entrevistados afirmaram que piorou muito e 38,0% que piorou pouco. Quanto aos que acharam que houve melhoras, apenas 1,4% disseram que melhorou muito, enquanto 14,8% registraram uma pouca melhora.

Em relação ao setor do comércio, 39,2% afirmaram que o quadro piorou pouco, e 27,9% que piorou muito, enquanto 24,1% disseram que houve uma pequena melhora e 8,8% que afirmaram que melhorou muito.

A expectativa sobre a economia brasileira é de recesso. Enquanto 29,7% disseram que piorou pouco, 23,9% afirmaram que piorou muito.  Já 25,2% disseram que houve pouca melhora e 22,1% que melhorou muito.

Com relação à expectativa para o comércio, a pesquisa revela que a maioria dos brasileiros continua confiante. Enquanto 34,9% afirmaram que vai melhorar um pouco, 30,2% disseram que vai melhorar muito. No outro lado, 22,8% registraram que vai piorar pouco e, 12,1% que vai piorar muito.

Os dados apontam que 41,9% afirmaram que irão reduzir um pouco seus quadros de funcionários, contra 35,7% dos que defendem a necessidade de aumentar um pouco esse quantitativo.

Pesquisa
A pesquisa é uma realização da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins e foi realizada nos últimos 10 dias de janeiro. Esse recorte levou em conta o índice geral, ou seja, os números das empresas que possuem até 50 funcionários e as com mais de 50 empregados e, no total, 120 empresas foram consultadas, sendo todas localizadas em Palmas.

(Cleber Toledo)