Motoristas esperam até 90 dias para receber CNH no Tocantins
Novos motoristas que esperam para receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Tocantins estão enfrentando problemas desde dezembro de 2014. A emissão das CNHs ficou suspensa no estado por causa de uma dívida que o governo estadual tem com a gráfica que imprime os documentos. O pagamento, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já foi negociado, mas os motoristas recém-habilitados continuam a enfrentar filas e demora na entrega dos documentos.
Uma internauta, que preferiu não ter a identidade revelada, conta que espera a entrega da carteira de habilitação desde o dia 12 de dezembro. Ela mora em Araguaína, na região norte do estado e é funcionária pública. Segundo ela, no sistema do órgão consta que a CNH está pronta desde o dia 12 de janeiro, mas a autoescola em que ela realizou o processo informou que o documento continua retido em função da dívida.
A funcionária pública diz que o caso dela é grave, porque o carro é uma necessidade na rotina da família. O marido da internauta é deficiente físico e precisa que a mulher o leve ao trabalho e ao médico. “Enquanto não chega [a carteira] vamos precisar arriscar [receber uma multa em função da falta do documento], não dá é para ficar sem carro” conta ele.
“O que eu tenho a ver com a dívida do estado? Minha carteira não foi de graça, eu paguei um absurdo por ela”, questiona a internauta.
Nota da redação:
O G1 entrou em contato com o Detran do Tocantins. O órgão afirma em nota que a dívida foi negociada entre o governo e a gráfica e que um acordo para o pagamento já foi fechado. Ainda conforme a nota, a emissão de CNHs voltou ao normal nesta segunda-feira (9). O Detran ainda não informou o número de pessoas que foram afetadas pelo problema, o valor da dívida e qual o prazo para que todas as carteiras atrasadas sejam entregues.
(G1)