Estado

Voluntários fazem limpeza na nascente do ribeirão Taquarussu, em Palmas

Mesmo com o tempo chuvoso, voluntários da Associação Água Doce em Palmas dedicaram um período do dia para cuidar da natureza. Eles foram até o ribeirão Taquarussu para plantar mudas de árvores e recolher o lixo acumulado em volta das águas. O ribeirão é responsável por 70% do abastecimento da água na capital, mas tem sofrido por causa da ação humana.

Voluntário recolhem lixo acumulado às margens do ribeirão Taquarussu (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Voluntário recolhem lixo acumulado às margens
do ribeirão Taquarussu
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A margem do ribeirão deveria estar protegida por uma faixa de mata ciliar de no mínimo 30 metros, mas a área está vazia e desmatada. Além disso, a quantidade de lixo deixada no local é grande e preocupa, principalmente, as pessoas que reconhecem a importância dele para a cidade.

Os voluntários plantaram dezenas de mudas para contribuir com o reflorestamento, além disso retiraram o lixo deixado por quem frequenta o ribeirão. O objetivo da associação é preservar os mananciais para garantir que a fonte nunca seque, segundo a presidente Noely Stuerme. “Espero que as pessoas dêem valor para esta riqueza porque ela é esgotável. Nós já sabemos que ela pode esgotar e esse rio está sendo assoreado por devastação das matas ciliares, são 100 toneladas de terra por ano que entram neste riacho, já foi constatado isso pelas pesquisas”, argumentou.

(G1)